[ editar artigo]

6 dicas para você montar o seu planejamento financeiro

6 dicas para você montar o seu planejamento financeiro

 Não existe um jeito ideal de realizar um planejamento financeiro, varia muito conforme cada negócio. A equipe do Projeto Jovem Empresário separou algumas dicas que podem auxiliar você a montar o seu planejamento financeiro.

Muitas vezes fugimos das contas para não nos depararmos com o tamanho do arrombo, mas saiba que esta é uma estratégia suicida. Encarar os problemas de frente é a melhor maneira de você saber como está e como você quer que fique. Se as finanças ainda são um calo no seu sapato, não se desespere. Arregace as mangar e comece agora o seu planejamento financeiro. Por que deixar para amanhã o problema que podemos resolver hoje?

Investir em planejamento financeiro é obrigatório para quem que uma vida financeira segura e estável, está disposto a assumir o controle do próprio dinheiro e ter dinheiro em caixa suficiente para realizar seus sonhos. Pode parecer utopia, mas você pode chegar lá. O importante é começar agora.

Fundamental para qualquer planejamento é saber exatamente o quanto se ganha e o quanto se gasta, e da forma mais detalhada possível. Faça uma análise de todas as suas fontes de receita e também de todas as despesas, separando por categorias. Isto trará à tona a grande verdade para ver se você ganha mais do que gasta, mas não se preocupe, também ajudará a identificar potenciais de economia.

Especifique suas metas financeiras. Com as contas na ponta do lápis (na verdade é melhor usar uma planilha mesmo), você já terá as informações reais sobre o seu negócio, ou seja, você sabe exatamente aonde está. O próximo passo é saber aonde você que chegar. Especificar metas plausíveis daquilo que você deseja conquistar financeiramente de retorno para você, e daquilo que você precisa para investir e seu negócio prosperar.

Não esqueça de registrar e acompanhe regularmente as operações financeiras. Colocar as contas no papel é um grande passo, mas acompanhar as contas mensalmente é tão importante quanto. Com a dinâmica das organizações, é comum que as despesas variem, e isto pode comprometer o seu planejamento financeiro. Se possível, tenha um software de controle, que automatize o registro das informações e permita emitir relatórios financeiros com mais agilidade.

Corte qualquer gasto que for supérfluo ou não essencial. Mais do que enxugar as contas, esta deve ser uma prática que deve fazer parte da cultura da empresa e acredite, mesmo aquilo que parece ser essencial, sempre é possível reduzir com um planejamento financeiro. Pense que todo o dinheiro que você está gastando com aquilo que não gera retorno para o seu negócio você está tirando do seu bolso, e não da empresa.

Procure ajuda de alguém com experiência. Ter todo o financeiro no papel não significa que tudo já está vencido, pelo contrário.  Mais estratégico do que ter a informação é saber como usar esta informação, e neste caso uma pessoa com experiência de mercado terá muito mais conhecimento para te passar do que aquela teoria que já aprendemos.

Desperte o seu poder empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você