[ editar artigo]

A experiência de um MVP na prática com Petniac

A experiência de um MVP na prática com Petniac

Todo empreendedor já ouviu aquela pergunta: já rodou o seu MVP? Que MVP é importante, sem dúvidas, mas você sabe qual é a experiência de rodas um MVP na prática? A Petniac mostra para vocês.

O Projeto Jovem Empresário entrevista diversos empreendedores do ecossistema para compartilhar com a comunidade Empreendedora todas as experiências possíveis, para que cada membro possa utilizar destas informações para melhorar o seu negócio. Neste artigo vamos mostrara a entrevista feita com a Petniac, que nos conta em detalhes como foi a sua experiência com o MVP.

 

A Petniac é uma empresa que oferece a unificação do ecossistema pet, gerando assim serviços para todos os seus futuros consumidores (empresas, profissionais da área, prestadores de serviços, tutores e voluntariado), através da otimização do tempo nas rotinas sociais (adoção de animais, animais desaparecidos/encontrados, pedidos de ajuda e denúncias de maus tratos).

 

Com muito entusiasmo e muita paixão, Felipe conta como surgiu sua proposta de valor: “Há muito tempo pedíamos a Deus um projeto que pudesse abençoar a vida das pessoas e ter como o propósito mudar a sociedade para melhor de alguma forma. Como sempre fomos apaixonados por pets, num belo dia, olhando para nossos filhos de patas, entendemos ali que Deus queria que fizéssemos algo voltado para o cenário pet. Mas o que fazer? Afinal, o ecossistema pet é gigantesco, certo? Foi então neste momento que entendemos que o nosso propósito seria criar uma comunidade pet mundial para que todos pudessem interagir juntos em benefício dos animais. E assim foi que nasceu o Petniac.”

 

Acompanhe agora alguns trechos da entrevista:

 

PJE: Qual foi a sua ideia inicial e o quanto você modificou a sua ideia até chegar num MVP?

Petniac: A ideia inicial era desenvolver todo o projeto e apresentar ele pronto para o mercado. Mas sabemos que não é bem assim que funcionada. Para isto existe o MVP, onde desenvolvemos uma parte muito pequena do nosso negócio para ver se o mercado realmente precisa disto e no final se ele paga para usá-lo.

 

PJE: Para a construção do seu MVP, qual foi o seu principal desafio?

Petniac: Enxugar o máximo as funcionalidades que queremos validar no mercado. Eu, como um futuro consumidor da minha própria empresa, gostaria de já ter a possibilidade de otimizar o máximo do meu tempo com as rotinas dos meus pets. Mas como empresário preciso testar aos poucos cada parte do serviço que iremos oferecer. Este é o meu principal desafio atualmente.

 

PJE: Quais foram os seus acertos e os seus erros?

Petniac: Acertamos sempre que lembramos o propósito do MVP (validar rapidamente a ideia no mercado) e erramos quando queremos nos atentar para os detalhes.

 

PJE: O que você aprendeu construindo o seu MVP?

Petniac: Que posso ter a melhor ideia do mundo, mas preciso saber como torná-la realidade.

 

PJE: Você está satisfeito com o MVP que construiu?

Petniac: Ainda estamos em processo de validação, mas por hora posso afirmar que, sim, estamos muito satisfeitos com o rumo que o nosso projeto está tomando.

 

PJE: Qual é a sua estratégia para validação do seu MVP?

Petniac: Validar com os consumidores certos, afinal de nada adianta um público que mal vai usar a nossa plataforma dizer que nosso serviço é bom.

 

PJE: O quanto o MVP será importante para o sucesso do seu negócio?

Petniac: A validação do MVP é determinante para a continuidade do nosso projeto. Sem isto é impossível continuar.

 

PJE: Porque você recomendaria que outros empreendedores construam o seu MVP?

Petniac: Nós como empreendedores temos uma tendência a achar que temos em nossa mente o melhor projeto do mundo e que só nós temos a capacidade para construí-lo. Mas de nada adianta ter uma baita ideia sem executá-la e sem ter clientes que queiram usar e pagar por isso.

 

PJE: Deixe uma frase de inspiração para novos empreendedores.

R: No passado, quando eu pensava em novos projetos, eu fazia tudo errado. Eu pensava na

rentabilidade do projeto antes mesmo de pensar num nome. Não bastasse isso eu nunca parti para a execução, ou seja, eu ficava apenas viajando e pensando no projeto dominando o mundo e eu ganhando rios de dinheiro. Por fim, perdi 10 anos da minha vida (isso mesmo!) fazendo isso. Mas quando eu pensei no Petniac antes de qualquer coisa eu pensei em qual seria o propósito dele no mundo. Identificado isso eu pensei em como solucionar as inúmeras dores do mercado. Depois eu pensei o que iríamos fazer para solucionar estas dores. O próximo passo era começar a planejar e estruturar o projeto, pensar num nome, marca, missão, visão, valores, etc. Isto é extremamente importante de se ter definido antes de pôr a mão na massa. Depois disto tudo eu comecei a executar o projeto e trabalhar no MVP para começar a validar no mercado alguns serviços que queremos oferecer para nossos futuros consumidores. Outro ponto importantíssimo para nós foi procurar ajuda com empreendedores e empresários que sabiam mais do que nós, afinal precisamos aprender o que não sabemos. Por isso fomos uma das startups selecionadas no Programa de Mentoria do PJE. Até aqui foram 6 meses de muito conhecimento e aprendizagem. Conhecemos muita gente bacana,

experiente e muitos outros empreendedores que, assim como nós, pensaram em projetos

sensacionais e que também precisam se capacitar para coloca-los em prática.

 

Aprenda mais sobre os melhores livros para empreendedores. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você