[ editar artigo]

Como a experiência dos outros pode ajudar o seu negócio.

Como a experiência dos outros pode ajudar o seu negócio.

 Por algumas vezes o empreendedor se pergunta, e agora, o que eu faço? O Projeto Jovem Empresário mostra para você como a experiência do outro pode ajudar o seu negócio.
Meu pai já dizia: “Existem duas formas de aprender sozinho. Uma é por tentativa e erro, a outra é olhando como o outro faz.” Por vezes vinha na cabeça esta frase e aquela dúvida sinistra, “será que tudo o que eu vou fazer vai ser copiado de alguém, ou eu vou ter que errar para aprender?”. Bom, depois que entramos na jornada empreendedora não tem mais escapatória, é preciso tentar de tudo para acertar no negócio.

O que a experiência do Projeto Jovem Empresário tem nos mostrado nos anos de atendimento a mentores e mentorados é que sempre é mais fácil aprender com a experiência dos outros. Isto não quer dizer que tudo o que vai dar certo no seu negócio alguém vai te ensinar, não é isso não, muito pelo contrário. Tudo o que pode dar errado no seu negócio, alguém já passou por isto antes, e pode te dizer como não fazer.

Não existe aquela solução maravilhosa e milagrosa de que todas as suas dores vão passar e agora é só curtir o paraíso. A vida do empreendedor nunca fica fácil, nunca fica menos trabalhosa. O que a experiência dos outros pode te ensinar é como não perder tempo e energia com aquelas coisas que não trarão nenhum retorno efetivo para o seu negócio. E acreditem, Boa parte dos empreendedores gasta muito tempo e energia fazendo errado.

Aqueles empreendedores que tem a mente mais aberta, que já mudaram o seu mind set e são receptivos a esta nova cultura empreendedora do conhecimento colaborativo estão poupando os seus esforços em estratégias pouco efetivas e podendo concentrar energias em novas soluções. Mas para isto a empresa precisa ser disruptiva, quebrar os seus paradigmas de mercado e ousar fazer diferente.

De fato, não são todos os empreendedores que estão preparados para isto não. Na verdade, podemos dizer que a minoria deles é que já tem este mind set formatado neste novo conceito. Mas isto não é um erro ou um defeito não, é só uma cultura que está embutida no empreendedor e que ele precisa de paciência e esforço para se readaptar.

Geralmente as mentes são mais tradicionalistas e conservadoras que o discurso, muitos falam, mas na hora do vamos ver acabam dando pra trás. Em vez de agir com ousadia, resolve fazer o feijão com arroz. Não adianta falar, vão acabar tendo que bater a cabeça na parede para aprenderem, faz parte. No final das contas vão concordar, de fato isto não vai funcionar.

Existe muito mais além dos erros que as outras pessoas passam a nos ensinar, elas nos ensinam suas vivências, suas percepções e suas tentativas. É um conjunto de expertise que poupa muito tempo na vida do jovem empreendedor, as vezes muitos anos. Pessoas com mais experiência sempre tem alguma vivência a mais para contribuir com o nosso know how. Além de aprendermos os erros que devemos evitar, levamos ainda um conjunto de experiências vividas que podemos usar muito para direcionar nossas atitudes e comportamentos no negócio.

Faça um exercício simples e você entenderá a importância disto. Vamos supor que você possa voltar no tempo, uns 5 anos atrás, mas que você cairia neste tempo com a mesma cabeça, percepções e experiência vividas até agora. Deve ter muita coisa que você faria diferente, faria melhor, não é mesmo. Ter o contato com pessoas experientes nos negócios é isto, eles nos passam experiências que demoraríamos alguns anos para conquistar.

Aprenda com quem já passou por isto. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você