[ editar artigo]

Como aplicar o marketing de influência e obter resultados excelentes

Como aplicar o marketing de influência e obter resultados excelentes

Se você é um empreendedor consciente da importância de uma boa estratégia de marketing para o desenvolvimento de seu negócio, certamente já ouviu falar sobre “marketing de influência” e os chamados “influencers”.

Porém, independentemente se já tem algum conhecimento prévio sobre este tipo de marketing ou não, este artigo é uma excelente porta de entrada para seus estudos sobre o tema.

Em inglês chamado de “influencer marketing”, o Marketing de Influência é uma técnica de aplicação de marketing digital.

Por isso, antes de aprofundarmos nossos estudos sobre marketing de influência, precisamos ter em mente o que é o marketing digital.

O objetivo dessa ferramenta é a promoção de marcas, produtos e, até mesmo, pessoas públicas, a partir das mídias digitais.

É uma das principais estratégias utilizadas pelos empresários para a comunicação com seu público, de forma personalizada, direta e pontual.

Baseado em uma mescla de procedimentos praticados no mundo virtual (online), busca-se o desenvolvimento e fortalecimento da identidade da marca, a criação de relacionamentos favoráveis e a atração de novos negócios e parcerias.

O marketing digital é uma ferramenta empregada pelas empresas para se conectar aos seus clientes já existentes e, também, aos clientes potenciais, buscando compreendê-los.

Entre os canais digitais utilizados, podemos citar em especial as mídias sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outros), bem como blogs, sites, mecanismos de busca e listas de e-mail.

Marketing de influência – O que é?

Pois bem, agora que compreendemos o que é o marketing digital, podemos começar a falar sobre o marketing de influência. Como dissemos, se trata de uma estratégia de marketing digital.

Tem como foco a formação de parcerias para envolvimento da marca com produtores de conteúdo independentes. Em especial, aqueles que têm forte influência sobre seus (grandes) públicos – os chamados influencers.

A partir da parceria com tais produtores de conteúdo, objetiva-se a criação de um elo entre o negócio/marca e o público que está sob a ação dos influencers, de maneira a impactar - de forma eficiente e positiva - a estratégia de marketing digital do empreendimento.

Desta forma, parte-se da identificação do público com os influenciadores para, então, estabelecer a parceria com eles, visando a utilização, apresentação e divulgação dos serviços e produtos da marca.

A atração de novos consumidores, bem como a retenção e fidelização de clientes já existentes, aliada à geração de valor e confiança para a marca, torna-se facilitada pela mobilização exercida pelo influencer.

Afinal, esse público que se deseja conquistar já se identifica e confia no indivíduo, sentindo-se próximo a ele e estando pré-disposto a seguir suas dicas e opiniões.

Por que investir em Marketing de Influência?

As vantagens de se investir nessa estratégia são bastante fáceis de apontar. Uma delas é a tangibilidade - a facilidade de se perceber e mensurar os resultados.

Associando-se a uma personalidade que já conta com reconhecimento e admiradores que confiam nela, a utilização do marketing de influência proporciona o favorecimento da marca junto ao seu público-alvo.

Essa ação gera resultados palpáveis: pesquisas recentes apontam que, em média, para cada $1,00 um dólar investido em marketing de influência, o retorno chega a até $6,50 (seis dólares e cinquenta centavos).

A rapidez com que o retorno aparece também impressiona, com o marketing de influência sendo apontado pelos empreendedores que o utilizam como o método mais rápido que já aplicaram para o aumento de consumidores, em comparação a outros métodos como busca orgânica e listas de e-mail.

Podemos ter uma noção do impacto dos influenciadores na divulgação dos produtos e marcas por meio de pesquisas. O Instituto Qualibest (fundado em 2000), por exemplo, realiza pesquisas online mediante ferramentas variadas e, em março de 2018, entrevistou mais de quatro mil brasileiros usuários de mídias sociais.

O objetivo da pesquisa era a compreensão da relação entre o público e os influencers, buscando também detectar os mais conhecidos e prestigiados digital influencers no Brasil de hoje.

De acordo com a pesquisa, ao menos 73% dos entrevistados declarou já ter, em algum momento, comprado um produto ou serviço com base na indicação de uma personalidade.

Ainda segundo os dados coletados, a compra e utilização de serviços e produtos a partir da propaganda feita por influenciadores se faz mais presente nas categorias de celulares/smartphones e de games, para os homens e, nas categorias de produtos de beleza e de alimentos, para as mulheres.

Temos também como vantagem a questão da acessibilidade, tanto no tocante ao acesso aos influencers, como no que se refere ao baixo investimento.

Nem sempre se faz necessário contar com agências de publicidade para entrar em contato com personalidades, podendo haver uma forma mais direta - lembrando que cada indivíduo pode atuar em áreas diferentes e manter formas variadas de negociação com as marcas.

Além disso, os influencers já têm a confiança de seu público, então basta encontrar aquele que tenha maior presença no nicho de mercado que sua empresa atua.

A credibilidade é mais um fator vantajoso ao se investir em marketing de influência. Devido à percepção de proximidade, familiaridade e confiança que os seguidores têm em relação ao influenciador, as indicações de marcas e produtos feitas por eles têm grandes chances de serem tomadas, logo de início, como confiáveis.

Dessa forma, a confiabilidade tida pelo público em redor do influencer é transferida para a segurança em relação às marcas, produtos e serviços que ele recomenda.

Por exemplo, uma nutricionista reconhecida como expoente em seu meio, ao indicar determinado produto alimentício, citando inclusive que o consome com frequência e obtém excelentes resultados, automaticamente transfere parte de sua credibilidade como profissional ao produto indicado.

Quer ver mais alguns dados antes de se convencer?

Vamos lá! Em 2017, a Revista Norte-Americana Entrepreneur publicou um artigo sobre o tema marketing de influência nos Estados Unidos. O artigo traz os seguintes dados:

  • 74% dos consumidores entrevistados utilizava as redes sociais como parte do processo de suas decisões de compras;
  • 92% dos consumidores sentia mais confiança em indicações de produtos feitas por pessoas do que por marcas;
  • 59% dos gestores de marketing pretendiam investir ainda mais em marketing de influência.

Conteúdo divulgado por influencers pode gerar até onze vezes mais resultados do que as chamadas campanhas de publicidade tradicionais.

A propaganda tradicional vem perdendo cada vez mais força e espaço e isso pode ser medido pelo uso cada vez maior dos bloqueadores de anúncios.

Ainda de acordo com a pesquisa, 15% dos usuários de smartphones tinham bloqueadores instalados, bem como 26% dos usuários de desktop.

Como empregar o Marketing de Influência em seu negócio

Embora pareça simples, a aplicação prática do marketing de influência em seu comércio exige alguns cuidados, aliados a um bom planejamento.

Vamos elencar a seguir os quatro principais passos a serem seguidos para a implantação de uma excelente ferramenta de marketing de influência para o sucesso de seu empreendimento.

O primeiro passo:

 É a definição do objetivo principal que se pretende atingir com a aplicação da estratégia.

Do que se trata? Divulgação da marca, serviço ou produto? Atração de novos clientes em potencial (leads)? Reforço da gestão estratégica da marca (branding)?

Determinado com clareza o objetivo, devemos partir para outras definições importantes, como o nicho de mercado que se pretende alcançar, o orçamento disponível para investimento em marketing de influência, quais vantagens um influencer poderia trazer para seu negócio e as estratégias para se iniciar e fortalecer tal parceria.

A compreensão aprofundada de como é o trabalho de cada influencer cotado para parceria com a empresa é fundamental e deve estar perfeitamente alinhada ao objetivo principal do investimento em marketing de influência prestes a ser realizado.

O segundo passo:

 é a definição da persona a que se destina a campanha de marketing. A persona está diretamente relacionada ao público-alvo, e se trata de uma ferramenta de segmentação de mercado para definição do público que se pretende alcançar.

É uma das etapas mais importantes na criação da estratégia de marketing digital das empresas.

A persona é a representação fictícia daquele que seria o consumidor ideal da marca. Ela é baseada em pesquisas e dados reais quanto aos comportamentos e características dos consumidores, levando-se em conta seus próprios objetivos, motivações, preocupações e desafios.

É a persona quem orienta a criação de conteúdo no universo do marketing digital.

No marketing de influência, após definida a persona, parte-se para o aprofundamento com relação aos seus comportamentos e atitudes.

Para isso, é importante conversar e interagir diretamente com os clientes, procurando conhecer e compreender os canais digitais que mais utilizam, bem como os influenciadores que eles seguem e o que pode instigar em seus processos de compras.

Assim sendo, conhecer a fundo seu público é peça fundamental para conseguir alcançá-lo e criar vínculos entre ele e sua marca, a partir das parcerias com os influencers adequados.

O terceiro passo:

Para o planejamento e aplicação do marketing de influência em seu empreendimento também é bastante importante e envolve a pesquisa para definição e encontro das personalidades mais adequadas aos seus objetivos.

Para isso, é indispensável não focar exclusivamente no grande número de seguidores que o influencer possui e, sim, procurar por indivíduos que atuem junto a um público o mais similar possível ao que se deseja alcançar, ou seja, um influencer voltado para a persona definida anteriormente, no segundo passo.

Outras questões fundamentais na escolha do influencer com quem se cogita formar parceria são a percepção da linguagem que ele usa e a impressão que suas comunicações causam, bem como as ferramentas e veículos de divulgação utilizados por ele, percebendo de forma clara se estão alinhadas ao padrão da marca/empresa e ao público com que se pretende comunicar.

Por fim, se deve observar se a formação da parceria em potencial está dentro do orçamento definido no primeiro passo.

O quarto e último passo:

Se refere ao planejamento das ações a serem implantadas, planejamento esse que deve ser realizado em conjunto com o influenciador escolhido no passo anterior.

É importante deixar todos os termos do acordo o mais claro possível, firmando um contrato de parceria e esclarecendo os detalhes quanto às ações a serem implementadas - duração da parceria, formas de retribuição a serem entregues ao influencer, assuntos a serem abordados, veículos de mídia a serem utilizados, etc.

Como podemos ver, um bom planejamento e execução da estratégia de marketing de influência são essenciais, todavia quando há comprometimento com essas etapas, os resultados são compensadores!

Segundo pesquisa realizada pela agência Linqia, em 2017, 92% dos gestores que utilizaram esse tipo de estratégia no decorrer do ano afirmaram que obtiveram resultados bastante eficazes e apenas 5% não pretendiam voltar a investir em marketing de influência.

Digital influencers: quem são e o que fazem?

Ao longo deste artigo, mostramos que os ditos “digital influencers” ou influenciadores digitais são peça fundamental no processo de implantação do marketing de influência.

A seguir vamos esclarecer um pouco mais sobre quem são essas pessoas e o que elas fazem. Logo após, citaremos exemplos das personalidades mais conhecidas no momento e seus respectivos nichos de mercado.

Os influenciadores são pessoas que atuam em um ramo relativamente recente de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Eles são produtores de conteúdos para internet voltado a públicos específicos e têm como objetivo o compartilhamento de seus estilos de vida, comportamentos e opiniões a partir de seus perfis nas mídias digitais e redes sociais.

Os empreendedores antenados com a revolução digital já perceberam há algum tempo o grande poder de disseminação e engajamento que existe na formação de parcerias com influencers.

As agências de publicidade e profissionais de marketing vêm investindo em grande escala nesse tipo de difusão que, diferentemente das propagandas tradicionais, aparenta ser descontraído e não intencional – o que, de forma muito interessante, acaba tornando a propaganda bem mais atrativa ao público.

O tom de familiaridade, pessoalidade e informalidade com que a divulgação acontece acaba trazendo maior credibilidade para aquilo que se pretende anunciar.

Afinal, melhor do que uma marca ou produto se auto elogiando e promovendo, é uma pessoa “comum” (ou nem tanto) comentando que utilizou tal ou qual produto ou serviço e adorou!

Em sua maioria, os influencers têm outras carreiras e profissões, sendo atores/atrizes, cantores(as), modelos, chefs, esportistas, etc. e, ao atingirem um determinado nível de fama, passam a ser contatados por empreendedores querendo promover seus produtos e serviços, alinhados ao segmento de atuação destes profissionais.

Esses empresários, em geral, oferecem seus produtos/serviços gratuitamente para o influencer que, em troca, deve disseminar sua utilização e opinião sobre os itens disponibilizados.

O trabalho parece fácil de se realizar e é bastante atrativo, sendo que, atualmente muitos amadores almejam tornar-se influencers reconhecidos nacional e internacionalmente.

Obviamente, quando se trata de personalidades já com grande reconhecimento do público, famosas e com enorme alcance, é oportunizado também um cachê - pagamento financeiro.

Uma única postagem nos stories do Instagram de um influencer famoso pode custar milhares de reais aos divulgadores, em geral grandes marcas e empresas.

Principais influencers da atualidade

Para finalizar esse assunto de maneira que você compreenda de forma mais prática como funciona o marketing de influência, falaremos a seguir sobre alguns dos influencers de maior alcance na atualidade e suas plataformas e nichos de atuação.

Influencers - Instagram

De acordo com pesquisa realizada pela Linqia e que já citamos anteriormente, 92% dos gestores entrevistados apostam na rede social Instagram como a mídia digital de maior importância para o marketing de influência.

Em 2018, a Hype Editor realizou uma intensa e aprofundada pesquisa na mídia social Instagram, cujo objetivo era descobrir quem são os principais influenciadores recentes atuantes nesta plataforma.

A pesquisa coletou dados de milhares de famosos, separados por categorias e dando atenção especial ao número de seguidores e ao nível de engajamento.

Englobando-se todos os países e categorias analisadas, as cinco principais celebridades influentes no momento são:

  • Selena Gomez (atriz);
  • Cristiano Ronaldo (jogador de futebol);
  • Kylie (modelo)
  • Justin Bieber (cantor);
  • Beyoncé (cantora).

Já os cinco principais influencers brasileiros são:

  • Neymar (jogador de futebol);
  • Camila Mendes (atriz);
  • Bruna Marquezine (atriz);
  • Whindersson Nunes (comediante);
  • Carlinhos Maia (humorista).

Por incrível que pareça, talvez alguns dos nomes citados acima sejam praticamente desconhecidos para você.

E é aí que percebemos a importância da correta definição do nicho de mercado em que se quer obter divulgação. É fundamental repetir que é necessário encontrar o influencer mais adequado ao objetivo de seu marketing de influência.

Exemplificando: se o seu empreendimento se refere de alguma forma ao mundo automobilístico, mais especificamente a motocicletas, seria interessante contatar personalidades atuantes nesse meio.

Utilizando como fonte a pesquisa da Hype Editor, encontraríamos como possível parceiro para marketing de influência o ator Jason Momoa (@proudofgypsies), em momento de grande popularidade devido ao lançamento do filme Aquaman e, praticante amador de motociclismo.

Pense no alcance de uma foto do ator publicada em seu instagram, com ele pilotando uma motocicleta da marca tal ou vestindo uma jaqueta de motoclismo da marca x?

No momento da pesquisa, o ator contava com 10M (dez milhões) de seguidores e um engajamento autêntico de 189K (cento e oitenta e nove mil) em suas publicações.

Já se a atuação de seu empreendimento ocorre na área de viagens e turismo, contar com uma parceria de marketing de influência com o ator Caio Castro (@caiocastro) seria excelente negócio.

O artista aparece em terceiro lugar na categoria internacional de viagem e turismo, contando com 16.8M de seguidores e 214.6K de engajamentos autênticos em suas postagens.

Influenciadores Brasileiros – plataformas diversas

No Brasil, o Prêmio Influency.Me foi lançado com a pretensão de ser o “Oscar” da influência digital.

Sua edição de estreia ocorreu em 2018 e premiou os influencers vencedores em 16 categorias diferentes – então se atente a estes nomes e suas respectivas categorias (nichos) e considere seriamente tê-los como parceiros de marketing digital.

  • Beleza: Mandy Candy;
  • Gastronomia: Danielle Noce;
  • Humor: 4 Amigos;
  • Ciências e Curiosidades: Drauzio Varella;
  • Música: Karol Conka;
  • Opinião e Comportamento: MOVA / Monja Coen;
  • Moda: Ju Romano;
  • Negócios, Finanças e Empreendedorismo: Marco Gomes;
  • Fitness: Exercício em Casa;
  • Tecnologia: Loop Infinito;
  • Família: Hel Mother;
  • Cultura: Pipocando;
  • Viagem e Turismo: Vivendo Mundo Afora;
  • Casa e Decoração: Paloma Cipriano;
  • Gamers: Jovem Nerd;
  • Educação: Junior Silveira.

Influenciadores Brasileiros – Youtubers

Youtubers são os influenciadores cuja principal plataforma de divulgação de conteúdo é o YouTube.

No Brasil, cerca de 95% dos usuários digitais consomem os conteúdos anunciados por essa rede social, o que torna o País um dos que mais utiliza a plataforma de vídeos.

O Brasil conta com dois canais no ranking do Top 10 Mundial (os canais Kondzilla e Whindersson Nunes) e, também, com 15 canais que contam com mais de dez milhões de inscritos.

Em 2018, os dez canais brasileiros que se destacaram no mercado foram:

  • Kondzilla;
  • Whindersson Nunes;
  • Felipe Neto;
  • Rezendeevil;
  • Canal Canalha;
  • Porta dos Fundos;
  • Luccas Neto;
  • Authentic Games;
  • GR6 Explode;
  • 5incoMinutos.

A seguir veremos um pouco mais sobre os cinco primeiros, dentre os dez principais youtubers brasileiros:

KondZilla é a alcunha pela qual é conhecido o produtor de clipes de funk Konrad Dantas, o qual conta, atualmente, com aproximadamente 47 milhões de inscritos em seu canal (Canal Kondzilla), criado em 2012.

Whindersson Nunes foi superado por KondZilla a poucos meses e seu canal (whinderssonnunes, inaugurado em 2013) permaneceu por vários anos como o maior do YouTube.

Contando com mais de 34 milhões de inscritos, o youtuber obteve fama a partir de imitações e paródias de músicas brasileiras.

Felipe Neto (canal felipeneto, com mais de 30 mil inscritos) é conhecido por causar bastante polêmica com suas publicações, tendo sido um dos primeiros influenciadores a utilizar a plataforma, criando seu canal em 2006.

O canal Rezendeevil está presente no YouTube desde 2012, contando atualmente com mais de 22 mil inscritos.

O canal divulga diariamente quatro vídeos divertidos, vlogs e trollagens, em horários pré-definidos (12h, 14h, 18h e 20h). O responsável pelo canal é Pedro Afonso, ex-jogador de futsal.

Em quinto lugar no ranking de maiores canais brasileiros no Youtube, o Canal Canalha, do youtuber Julio Cocielo, conta com um público bastante engajado, ultrapassando quatro milhões de visualizações em muitos de seus vídeos. Atualmente, o canal conta com mais de 18 mil inscritos.

E então, que tal começar a investir em marketing de influência para alavancar ainda mais os seus negócios? Na Comunidade Empreendedora você encontra mais sobre esse tema e outros de fundamental importância para o sucesso de seu empreendimento. Continue navegando pelo site e fique por dentro das novidades.

Desejo a você o mesmo sucesso que eu estou tendo com: Panorama Jogos!

Comunidade Empreendedora
Site de Games
Site de Games Seguir

Desenvolvedor e autor do blog - www.site-de-games.ga

Ler matéria completa
Indicados para você