[ editar artigo]

Como definir preço e valor do meu produto ou serviço.

Como definir preço e valor do meu produto ou serviço.

 Qualquer empresa que entra num novo mercado sempre passa pelo dilema de enfrentar a pergunta, por qual preço eu devo vender? Descubra com a equipe do Projeto jovem Empresário quais são os elementos necessários para definir preço e valor do seu produto ou serviço.

Este é um grande momento na vida de qualquer negócio que está entrando em um novo mercado: como definir o preço de venda? Bom, neste artigo vamos apresentar para você, empreendedor, dois conceitos importantes e complementares: o preço e o valor. De forma bem simples, a equipe do Projeto Jovem Empresário define preço como aquilo que representa numericamente quanto o consumidor vai gastar para adquirir o seu produto ou serviço. Já valor representa mais que um número, representa uma sensação de valor agregado ao preço que o consumidor está pagando.

Você vende o valor do seu produto ou serviço, e entrega pelo preço que você cobra. O ideal é buscar produtos com baixo preço e alto valor agregado e o não ideal é ter produtos de alto preço e baixo valor agregado. O importante é saber o preço que você pode vender o seu produto para manter a sua balança comercial positiva. Para o Projeto Jovem Empresário existem três fatores determinantes no preço de venda: custo de produção, exclusividade de mercado e estratégia de vendas.

O custo de produção é o requisito obrigatório para o empreendedor saber se não está tendo prejuízo com o preço que pretende cobrar. Para determinar o custo é necessário fazer um levantamento preciso de todos os processos, produtos, insumos e recursos que envolvem todo o ciclo de produção até a entrega final. Custo de energia, água, depreciação de equipamentos, mão de obra, insumos necessários, espaço físico, entrega, marketing, promoção de vendas, combustível, parceiros, promotores, recursos humanos, entre outros, tudo isto envolve o quanto a empresa gasta para levar o produto ou serviço nas mãos do cliente.

A exclusividade de mercado é um fator de oportunidade. Se você tem a exclusividade de mercado, é o seu produto que vai determinar o preço de mercado e, portanto, você pode manipular o preço a fim de obter o maior retorno sem afastar o consumidor. Apesar de parecer estrategicamente super vantajoso, pode ao mesmo tempo fazer com que a ambição do empreendedor queime a sua imagem no mercado, criando um preço que não vai atrair os consumidores. As vezes cobrar menos é ganhar mais. Se você não tem exclusividade de mercado, geralmente o que vai regular o seu preço é o próprio preço de mercado. Para cobrar mais, tem que entregar mais.

Por fim, a estratégia de vendas determinará qual é o volume e a abrangência de mercado. Com a quantidade de mercado ou quantidade de vendas previstas, é possível trabalhar com uma margem de lucratividade maior ou menor, ajustando o preço de vendas para que a margem de lucratividade gere o resultado financeiro ideal. Quanto maior o volume de vendas pode-se trabalhar com uma menor taxa de lucratividade, ganhando na venda em escala.

Uma vez determinado o custo de seu produto, para trabalhar a margem de lucratividade é muito importante trabalhar qual é o valor que o seu produto ou serviço entrega para o seu cliente para além do produto ou serviço. Na verdade, a proposta de valor é que vai determinar quanto lucro seu negócio é capaz de gerar e qual será a penetração de mercado da sua marca. Quanto maior for a percepção de valor pelo cliente, maiores as chances de sucesso, maiores os lucros.

Uma vez bem trabalhado o seu custo e a sua proposta de valor, a melhor forma de testar o preço e o valor de seu produto ou serviço é colocando no mercado e acompanhando por um determinado período, o seu projeto piloto, com uma boa ferramenta de feedback dos seus clientes. Ninguém melhor do que o cliente para te dizer se o seu preço ou valor estão adequados a proposta do seu negócio.

Crie sua proposta de valor compartilhando as experiências de vários empreendedores. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você