[ editar artigo]

Como o coaching mudou a minha vida

Como o coaching mudou a minha vida

"Coach é uma palavra em inglês que significa treinador, instrutor e pode também ser um tipo de ônibus. Em inglês, quando usada como verbo, a palavra coach significa treinar ou ensinar. Além disso, um coach ou coacher é um profissional que exerce o coaching, uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional" - https://www.significados.com.br/coach

No segundo semestre de 2016 senti que estava na hora de fazer outro MBA e desta vez optei por um curso onde eu pudesse investir mais no meu lado pessoal do que no profissional.

Como já vinha estudando sobre coaching, olhando alguns cursos mais avançados e tal, encontrei um MBA muito interessante em Coaching para Carreira na minha cidade, Curitiba/PR.

Após analisar cuidadosamente a grade do curso, validação no MEC, dentre outras informações, me matriculei mesmo o curso já tendo começado há uma semana.

Logo na primeira aula que tive meus olhos se abriram e eu pude enxergar com clareza como eu vivia (assim como a maioria das pessoas neste mundo) no modo automático.

Para mim ficou claro que eu não tinha nenhum senso de propósito, como mencionei aqui neste post, e que eu precisava tomar rapidamente o controle da minha vida.

O interessante do coaching é que somos "forçados" a achar sozinho as respostas para as nossas indagações. Um grande equívoco das pessoas achar que o coach (ou coacher) nos mostrará o caminho a seguir. Não mesmo! Isto cabe unicamente a nós! O coach (profissional de coaching) trabalha com um coachee (aprendiz ou aluno) com o objetivo de desbloquear nele dons e habilidades já existentes.

"Existem vários tipos de coaching, como o coaching pessoal, profissional, empresarial e financeiro, e por isso existem diferente coaches que se especializam em áreas diferentes. O coaching consiste em um processo que tem início, meio e fim, sendo que pode durar entre 3 a 6 meses."

Poucas semanas após iniciar o MBA assisti a um TED talks do Simon Sinek chamado "How great leaders inspire action" ou, em português, "Como grandes líderes inspiram ação".

Nesse TED ele apresenta ao público a teoria do Círculo Dourado. A ideia é basicamente desenhar um simples gráfico, em formato de um alvo, que indica, do centro para fora informações como: por que, como e o quê. Em outras palavras, seria descrever qual o real propósito de um indivíduo ou empresa.

E quando eu descobri o meu propósito tudo ficou mais fácil na minha vida. Estabelecer metas, indicadores, traçar estratégias, criar objetivos, tudo, absolutamente tudo parece que entrou no modo easy

Hoje tenho certeza de que sou outra pessoa desde aquele dia que entrei pela primeira vez na sala de aula para iniciar aquele MBA. E se o coaching tranformou a minha vida tenho total certeza de que poderá mudar a sua também.

Então é isso, pessoal. Espero de coração que minhas palavras façam você refletir profundamente a respeito deste tema e lembrar sempre como ele é crucial na nossa vida pessoal e empresarial. Um forte abraço e até o próximo post!!

Filipe Dassie de Oliveira, CEO and Founder.
Petniac | Uma comunidade global em favor do bem-estar animal
Site | Facebook | Instagram | Pinterest | Twitter

Comunidade Empreendedora
Filipe Dassie de Oliveira
Filipe Dassie de Oliveira Seguir

CEO and Founder no Petniac. Inquieto e com milhares de sonhos ainda por realizar, mas ao mesmo tempo agradecido pelas bençãos recebidas de Deus.

Ler matéria completa
Indicados para você