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Como responder à concorrência?

Como responder à concorrência?

Entender o que seus clientes querem e reagir às suas necessidades mais rapidamente do que seus concorrentes podem lhe dar uma vantagem crucial em um mercado difícil. Para ser competitivo, você deve garantir que o foco principal do seu negócio seja em seus clientes.

Você também deve entender os pontos fortes e fracos de seus concorrentes e como eles reagirão às necessidades e mudanças dos clientes no setor, para que você possa ficar um passo à frente. Ao mesmo tempo, você deve certificar-se de que seu negócio está em conformidade com as leis de concorrência relevantes.

"Agora cada carro pode disfarçar-se como o seu super-herói favorito".

Agora cada carro pode disfarçar-se como o seu super-herói favorito”.

Crescer o seu negócio sem entender seus concorrentes é arriscado. A pesquisa de mercado pode prepará-lo para mercados em mudança e impedir que seu negócio que está sendo deixado atrás pela competição. 

Venha com a gente e conheça algumas dicas de como responder a sua concorrência

Realizar pesquisas de mercado

A pesquisa de mercado envolve a coleta e análise de informações sobre seu mercado, incluindo seus clientes e concorrentes. É vital para a investigação de qualquer novo mercado que você está se movendo para evitar o desperdiçamento de tempo e dinheiro em projetos fracassados.

Existem 3 maneiras principais de realizar pesquisas de mercado:

  • pesquisa de mesa - usando informações existentes das associações da internet e da indústria
  • pesquisa de campo - reunindo as informações por meio de pesquisas, questionários e outras ferramentas de pesquisa
  • agências comerciais - contratação de organizações externas que realizam a pesquisa para você.

Algumas empresas costumam brincar com seus concorrentes, como foi o caso da BMW com a Mercedes e da Pepsi com a Coca-cola.

"Desejamos um Halloween assustador”

Imagem relacionada

A Coca respondeu com uma bem humorada sacada. Usando a mesma imagem a Coca escreveu: “Todo mundo quer ser um herói”. 

Se você tem um bom relacionamento com seu concorrente, procure "brincar com ele" de uma forma saudável e divertida!

Avaliar o que os concorrentes oferecem

Pesquisar seus concorrentes é mais fácil do que pode parecer - por exemplo, você pode simplesmente coletar todos os panfletos e listas de preços que eles produzem para os clientes, ler seu material on-line ou até mesmo comprar seus produtos e serviços para compará-los com os seus próprios.

Analise o que eles fazem melhor do que você:

  • Os preços deles são mais baixos?
  • São os seus produtos de maior qualidade?
  • O serviço ao cliente deles é altamente considerado?
  • É o seu material de marketing mais envolvente?

Faça a si mesmo estas perguntas para ver onde você pode melhorar. Ser crítico de seu próprio negócio e se inspirar em seus concorrentes pode ajudá-lo a ser mais competitivo.

Análise do SWOT

Uma análise SWOT pode ser uma maneira útil de avaliar onde você está em seu mercado em relação aos seus concorrentes. É uma ferramenta comum e facilmente utilizada de análise de negócios. Uma análise swot pode ajudá-lo a:

  • construir sobre os pontos fortes (S)
  • minimizar as fraquezas (W)
  • aproveitar as oportunidades (O)
  • neutralizar as ameaças (T)

Considere também...

  • Saiba como entender sua vantagem competitiva.
  • Realizar pesquisas com clientes para se certificar de que você sabe quem está comprando seus bens ou serviços.
  • Saiba mais sobre os recursos de pesquisa para negócios e indústria.
  • Use nosso kit de pesquisa de mercado livre para entender melhor seus concorrentes.

 

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos - FGV, Manager da 1° Acadêmia de Programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes.

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