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Conheça a diferença de Marketing Online e de Marketing Offline.

Conheça a diferença de Marketing Online e de Marketing Offline.

 Quando pensamos em propaganda achamos que tudo é marketing, não é mesmo? Mas saiba que existe diferença entre o marketing online e o marketing offline.

Em épocas de grandes avanços na tecnologia onde as mídias digitais têm tomado cada vez mais lugar e espaço nos meios de comunicação (hoje até é possível eleger presidentes de nações com campanhas online) nos questionamos a respeito do quanto é válido uma estratégia de marketing que não seja online.

Em primeiro lugar, é preciso entender a diferença. Mídias digitais não são marketing, elas são uma ferramenta de marketing. Você já deve ter se perguntado porque umas postagens rendem mais likes que outras. Existe toda uma lógica de comunicação envolvida na mensagem que se quer passar, e isto independe da ferramenta. Portanto, não importa se é online ou offline, se a campanha de marketing for boa, ela vai comunicar o que precisa.

Agora, qual é a diferença entre o marketing online e o marketing offline? Tudo. Desde as ferramentas que são utilizadas para atingir o público até perfil do público e linguagem de comunicação. O Marketing offline acontece através das mídias tradicionais: rádio, TV, jornal, revista, outdoor, painel digital, panfleto, folder, embalagem. O Marketing online ocorre exclusivamente através da internet.

Como saber qual é o melhor para a minha empresa? Os dois vão funcionar muito bem com um bom planejamento e uma estratégia de marketing bem estruturada, tudo vai depender de quanto dinheiro você tem para investir. Por depender de recursos físico, o marketing offline exige mais custo inicial para iniciar uma campanha, pois é necessário produzir o material de divulgação. Já o marketing online está disponível para todos com um custo de investimento muito baixo. Mas nos dois, quanto maior o alcance da campanha, maiores serão os investimentos.

Uma vantagem do marketing offline é a credibilidade do público. Geralmente as mídias tradicionais tem um público fiel e cativo ao meio, e qualquer propaganda veiculada neste meio passa uma maior sensação de credibilidade para o cliente. É como a vozinha que compra o Carnê do Baú porque assiste o Silvio Santos. Outra vantagem é que uma campanha realmente criativa ganha facilmente destaque nas mídias tradicionais, um diferencial consegue um bom lugar de destaque.

As campanhas online têm a facilidade de escolher melhor o público que se quer atingir, nos casos das mídias impulsionadas (aqueles posts que são pagos por cliques). Com um público bem definido e específico, inclusive por região, a assertividade das campanhas é maior. Por outro lado, como tudo online é mais fácil e mais barato, torna-se muito mais difícil uma campanha de marketing ganhar destaque diante de tantas e variadas.

Enquanto no marketing offline a sua estratégia tem que ser muito bem pensada, pois o investimento e o impacto acontecem logo no lançamento da campanha, no marketing online é possível muito mais liberdade, permitindo que você faça o turn over e comece tudo de novo, sem desperdiçar muito tempo e dinheiro. Em qual investir então? Comece no marketing online, mas não deixe o offline fora do seu radar.

 

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