[ editar artigo]

Contabilidade: como se aplica ao seu negócio

Contabilidade: como se aplica ao seu negócio

 A maioria das pessoas quando abre uma empresa não quer saber de contratar serviços profissionais de terceiros e prefere, para reduzir custos, fazer tudo sozinho. Saiba com o Projeto Jovem Empresário como a contabilidade se aplica ao seu negócio.
Numa época de pós-crise financeira, com a entrada de um governo com uma nova equipe econômica e a concorrência cada vez mais acirrada, qualquer benefício econômico que os novos negócios puderem obter práticas gerenciais mais eficazes pode significar não necessariamente uma melhora no desempenho, mas as vezes até uma questão de sobrevivência.

Assim como qualquer área dentro de um negócio, se for bem aplicada a contabilidade pode aumentar o desempenho financeiro de uma empresa de maneira prática, simples e econômica. Se você está precisando sobreviver neste cenário, fique atento a algumas das principais dicas.

Em primeiro lugar, não tome nenhuma decisão contábil sem antes consultar as melhores informações possíveis, e isto pode ser feito de duas maneiras, consultando um profissional com experiência no assunto ou aprendendo tudo por conta própria, o risco é todo seu. As informações contábeis são sempre extraídas com o intuito de aprimorar os resultados do negócio. Quanto mais correta for esta informação, melhores serão os resultados.

Os indicadores econômico-financeiros têm sido utilizados por muitas empresas para conseguir investidores e até mesmo poder potencializar o seu valuation frente a uma negociação. Os indicadores são avaliados em três grupos: índice de liquidez; estrutura de capital; índice de rentabilidade e os principais usados para pequenas e médias empresas são: Indicadores de desempenho; Ponto de equilíbrio; Margem de contribuição; Ticket médio; Lucratividade; EBITDA.

Indicador de desempenho ou também conhecido como indicador de rentabilidade representa qual é a porcentagem de lucro que a empresa tira sobre a sua receita. Quanto maior este indicador, melhor o desempenho do seu negócio. Já o Ponto de equilíbrio representa qual é a receita mensal mínima que a empresa precisa ter para cobrir todos os custos mensais, é só a partir desta receita que a empresa passa a ter lucro, e abaixo desta receita a empresa passa a ter prejuízo.

A margem de contribuição representa a parcela do preço de um produto após deduzir os custos diretos, ou seja, representa quanto que sobra do preço de um produto para pagar os custos fixos e obter lucro. Já o ticket médio representa o valor médio de cada venda e estabelece um parâmetro de mercado sobre o preço do seu produto ou serviço.

O indicador de lucratividade representa o percentual de lucro que a empresa tem sobre o seu faturamento. Neste índice, quanto maior a lucratividade, menor é o esforço em vendas que precisa ser realizado para aumentar o lucro total do negócio. Já o EBTIDA é uma sigla em inglês que significa o Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, e representa a geração de valor como um todo da organização, o lucro do negócios descontados quaisquer ganhos financeiros ou liquidações a vencer.

Todos estes indicadores são muito utilizados no mercado financeiro e, principalmente, de startups. Representam o potencial econômico de um negócio e por isto são levados em conta para comparar o desempenho de vários negócios, inclusive de ramos diferentes, fornecendo subsídios para a tomada de decisão de financiadores, investidores e até possíveis compradores.

Fique por dentro dos principais indicadores financeiros para o seu negócio. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você