[ editar artigo]

Controller: Você sabe o que é?

Controller: Você sabe o que é?

 Em épocas de crise, o contingenciamento das despesas é muito importante. Neste contexto surge o “controller”, e aí, você sabe o que é?
Controller nada mais é do que controlador, traduzido da língua inglesa, que é a pessoa responsável pela área de controladoria das empresas, e é o profissional responsável pela gestão financeira e gestão orçamentária. Na maioria das vezes o controlador se reporta diretamente ao diretor financeiro ou CFO, mas isso varia de empresa para empresa. Geralmente, para os empreendedores no início de suas atividades empresariais, ele acaba sendo o CEO, CFO e o controlador de sua própria empresa, e isto é um grande risco.

O objetivo do trabalho do controlador é depurar o orçamento de todas as áreas da empresa para extrair e consolidar informações gerando relatórios para subsidiar a tomada de decisões dos gestores e da diretoria da organização. Quando esta função está na mão do empreendedor, muitas vezes ele toma as decisões sem executar com rigor todo o processo de depuração do orçamento.

A tarefa destinada ao controlador é de fundamental importância para ajudar a organização a cumprir com as metas e objetivos do seu planejamento estratégico, tático e operacional.
Como uma das suas principais responsabilidades, na qual o controlador não pode cometer erros, está a de elaborar o orçamento, incluindo no pacote a coleta, análise, e consolidação dos dados. Quando esta tarefa está na mão do empreendedor, tem que se tomar um cuidado maior para a confiança no dia a dia do negócio não deixar passar os pequenos detalhes.

Aa importância do controle dos dados é a de monitorar as variações no orçamento para tentar identificar a origem e o motivo das variações que não estão previstas. Com a informação levantada e identificada é possível rever o planejamento estratégico, bem como os procedimentos e operações, a fim de estabelecer um novo direcionamento para a empresa. As análises dos relatórios financeiros devem ocorre com periodicidades mensais, bimestrais, semestrais e anuais.

A saúde financeira de uma empresa depende essencialmente deste trabalho de controladoria. Quando a empresa se expande e os relatórios financeiros se tornam grandes volumes de dados, é recomendável para o controlador contar com auditores externos, a fim de garantir tanto uma maior transparência nos relatórios financeiros e contábeis, quanto uma maior conformidade com normas e regulamentos da empresa e do mercado.

Cabe ao empreendedor ter uma visão panorâmica da empresa, olhos de águia. Com uma visão ampla do funcionamento do negócio (especialmente seus números), é possível buscar otimizar o trabalho de toda a organização e, principalmente, melhorar os resultados financeiros da empresa.

Desperte o seu poder empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você