[ editar artigo]

Descubra as 4 atividades para crianças aprenderem muito desde cedo

Descubra as 4 atividades para crianças aprenderem muito desde cedo

Uma criança que brinca é uma criança feliz, portanto por que não brincar e desenvolver as suas habilidades ao mesmo tempo?
Quando uma criança brinca, não necessariamente com brinquedos mas efetivamente em diversas situações ou contextos, estará a experimentar outro tipo de ações e a abrir novos horizontes e formas de aprendizagem. Acima de tudo, é importante que a criança aprenda através de atividades lúdicas, seja a fazer um desenho, a aprender inglês ou mesmo numa aula de programação. Para além da componente lúdica e educativa, a criatividade deve estar sempre presente e deve ser incentivada de forma a ajudar a estimular diferentes habilidades.

Descubra, de seguida, as 4 principais atividades para crianças:


1) Brincadeiras
 

As brincadeiras são indispensáveis no desenvolvimento infantil, pois além de serem uma forma da criança conhecer o mundo, é também uma forma de se relacionar consigo e com os outros ao seu redor. Brincar é desenvolver a criatividade, e como consequência, desenvolver a imaginação.
Opte por brinquedos que exijam a ação da criança e evite ao máximo brinquedos que fazem tudo sozinhos!

 

2) Aulas de línguas

Aprender um novo idioma é muito importante para estimular a inteligência. Além disso, torna-se cada vez mais necessário saber uma segunda língua. 

Uma educação bilíngue faz com que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas, saiba comunicar melhor com os pais ou colegas e tenha um conhecimento mais amplo. Como consequência, abrirá portas para um mercado de trabalho futuro.

A aprendizagem de uma nova língua torna-se mais eficaz ao colocar a criança em contacto com o novo idioma através de atividades que estejam presentes no dia a dia da criança, como por exemplo: jogos, aplicações móveis, redes sociais, vídeos, etc.
 

3) Desenho


Atividades de desenho estimulam o desenvolvimento da criatividade. Normalmente, os desenhos que as crianças produzem retratam a realidade onde estão inseridas ou situações que lhes interessem. É muito importante saber o que se passa na mente das crianças e o desenho é o melhor método para conseguir essas informações.
Estimule o seu filho a desenhar, seja em casa ou na escola!


Desenhar contribui para que a criança:

  • Tenha boa coordenação
  • Melhore a sua criatividade
  • Apresente a sua visão do mundo

 

4) Aulas de programação e robótica


Exatamente. As aulas de programação e robótica estão entre as principais atividades para crianças!
Hoje em dia, os mais pequenos passam uma boa parte do seu tempo em smartphones, jogos, tablets e computadores, certo? Nada melhor do que passar esse mesmo tempo a desenvolver capacidades... Mas como? Leve o seu filho para fazer aulas de programação!
Existem vários benefícios na aprendizagem de programação que vão para além do aspeto profissional, pois desenvolver jogos, aplicações móveis ou robots estimulam a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico, a concentração, a matemática, o inglês, o empreendedorismo e, obviamente, um uso melhor da internet.

Pensar que a tecnologia é um erro não é a melhor opção. É preciso saber utilizá-la para uma boa causa.  Assim, aprender programação é uma ótima escolha para que a criança passe a ver a importância da tecnologia e a saber explorar as suas potencialidades.

Gostou ao artigo? Compartilhe já nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer as 4 atividades para crianças aprenderem muito desde cedo.

Inscreva já o seu filho na Hope School

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

A Hope Latin America School, é uma escola de ensino de tecnologia para crianças a partir dos 05 anos, jovens adultos e melhor idade 65+

Ler matéria completa
Indicados para você