[ editar artigo]

Diferença do fluxo de caixa e do orçamento

Diferença do fluxo de caixa e do orçamento

Você possui acompanhamento de fluxo caixa e de orçamento do seu faturamento e suas despesas? Sabe qual a diferença dos dois, e a importância? 
Se não sabe então vou te contar. 
Fluxo de caixa é um acompanhamento de quanto vc tem em caixa, não do seu lucro, mas sim do dinheiro que você possui, e também de um controle pra saber quais são as despesas que você vai ter no decorrer da semana e do mês. Te ajuda, por ex, evitar de ter pagamento de mais despesas que o seu capital de giro aguente. Já o orçamento, ele é uma lanterna, ele prevê o que tem pra acontecer e te controla. Nele você coloca quanto do seu faturamento vai ser destinado para cada despesa, e decidir o que irá fazer com o "lucro" que sobrar. Ele e o fluxo de caixa caminha de mãos dadas na empresa. E o orçamento é super recomendado pra pessoa física tbm e não só pra jurídica. 
E sempre é bom ter 3 projeções de cenário um otimista um realista e outro pessimista. Para poder fazer uma estratégia para cada momento da economia.


Karoline Almeida
Consultora financeira
"Controle financeiro, uma vez que você tem, você ama!"

📊📉👩🏾‍💼💵📊📉👩🏾‍💼💵

Comunidade Empreendedora
Karoline Almeida
Karoline Almeida Seguir

Graduada em gestão financeira na Esic Business & Marketing School. Consultora financeira, palestrante, empreendedora, mentora do programa Bom Negócio do Vale do Pinhão, Advisor do Jr Archievement

Ler matéria completa
Indicados para você