[ editar artigo]

Ferramentas para planejamento financeiro

Ferramentas para planejamento financeiro

Todo empreendedor possui grandes planos para 2019, mas para realizar um bom planejamento é preciso de muito trabalho. Veja com o Projeto Jovem Empresário algumas ferramentas para o planejamento financeiro.
Muitas expectativas nos aguardam no ano de 2019 e por isto é preciso começar o ano com a casa em ordem, e uma das coisas que o empreendedor tem bastante dificuldade de fazer é um bom planejamento financeiro. E este planejamento deve ser feito tanto para quem está começando um novo negócio quanto para quem já está com o seu negócio em funcionamento.

Algumas das ferramentas apresentadas aqui podem ser implementadas pelo próprio empreendedor. Outras, pela complexidade e especificidade, devem ser realizadas por profissionais especializados nos assuntos.

Para os empreendedores que estão começando agora, ferramentas mais simples e menos complexas ajudam mais:

Uma ferramenta simples e que estabelece um bom diagnóstico sobre o perfil da empresa é a de controle de custos. Com ele é possível computar os gastos do negócio e comparar com os resultados obtidos pela empresa. Isto pode ser feito para a empresa como um todo, para cada setor ou ainda para cada produto da empresa, estabelecendo as áreas e produtos que geram mais despesas ou que geram a melhor taxa por resultado.

Outra ferramenta que é extremamente importante para a saúde financeira de um negócio é o fluxo de caixa, pois é uma ferramenta que permite acompanhar as entradas e saídas de dinheiro que ocorrem dentro da organização empresarial. O domínio das informações sobre o fluxo de caixa permite que o empreendedor possa fazer previsões e adotar medidas que antecipem a ocorrência de qualquer problema.

Já para as empresas que estão em funcionamento, os empreendedores precisam de ferramentas mais complexas e que possam permitir um controle maior das informações:

Entre as ferramentas de gestão financeira, uma das mais importantes é o balanço patrimonial. Ele é o raio X que permitirá avaliar com precisão as condições financeiras da empresa, uma informação extremamente relevante para a definição de estratégias de investimento e de cortes de gastos.

Para empresas com grande movimentação financeira, uma ferramenta ágil é a conciliação bancária. Com esta ferramenta é possível comparar dados de entrada, saída e os saldos da empresa com informações sobre a movimentação bancária, com o objetivo de verificar se a os registros bancários coincidem com a contabilidade, permitindo a correção de possíveis erros e informações não contabilizadas.

Outra coisa que toda empresa pode fazer para ajustar as contas e planejar o próximo ano é a auditoria interna. A auditoria interna pode ser realizada tanto pelo contador da empresa como por uma empresa terceirizada e tem por objetivo examinar as práticas contábeis, o controle financeiro e as próprias políticas de gestão para garantir que o desempenho e os resultados da empresa estejam de acordo com as melhores práticas de mercado.


Um ano de 2019 muito empreendedor para todos. A Comunidade Empreendedora tem os melhores empreendedores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você