[ editar artigo]

História e Geografia com o Game Assassin's Creed

História e Geografia com o Game Assassin's Creed

Vamos por partes, e lembrar que esses jogos são apenas "um complemento das aulas de história do seu colégio", portanto vale a pena chegar em casa após a sua aula, fazer a lição de casa, ajudar nas tarefas de casa e depois "mergulhar" em um mundo de conhecimento e diversão através da História e da Geografia, de forma que você possa entender melhor como era a vida naqueles tempos antigos, que vão desde 49 A.C, até a revolução industrial.

Há quem reclame. Há quem ache que os alunos estão cada vez mais indisciplinados, e que passam mais tempo jogando em seus videogames e computadores do que estudando. "Jogos violentos! Essas crianças perdem tempo e não aprendem nada!". Reclamações são as mais variadas, diversificadas. No entanto, que tal parar de lutar contra, e utilizar as ferramentas do "inimigo" a nosso favor? Então, o que fazer, pais, mães, quando seu filho disser que está jogando Assassin's Creed? Talvez, sua primeira reação seja "O que diabos é Assassin's Creed?!" Assassin's Creed, é uma franquia de jogos no formato RPG, publicada e desenvolvida pela renomada Ubisoft Entertainment S.A que é uma empresa com sede em Rennes, França. A empresa tem uma presença mundial com 26 estúdios em 19 países, sendo consagrada e reconhecida mundialmente por essa franquia magnífica. A franquia teve seu início em 2007, com o jogo homônimo lançado para PlayStation 3 e Xbox 360, e PC, e desde então teve muitos outros títulos principais desenvolvidos. Segue a apresentação em ordem Cronológica, até então:

1 -> Assassin's Creed Odissey (2018): Se passará, mais precisamente, no auge da Era de Ouro e durante a Guerra do Peloponeso, em 431 A.C -- inclusive, espere encontrar figuras históricas como Sócrates, Barnabas, Phoebe, Heródoto, Hipócrates, Aspásia, Leonidas e Péricles. É possível Visitar Esparta e ver Atenas em toda a sua glória, dentre outras e é claro explorar a magnifica mitologia grega.

MEGARIS BackgroundDelos e sua ilha irmã, Mykenos, são lugares deslumbrantes e incrivelmente pitorescos. Delos já foi um lugar de imenso poder como o Templo de Delians foi o lar da fortuna de prata da Liga Deli - liderada por Atenas - e foi o local de nascimento dos deuses gêmeos Artemis e ApoloILHAS DE PRATA BackgroundMalis é mais conhecido por ser o lugar onde Xerxes e Leonidas lutaram na batalha de 300. Situada no norte da Grécia, já foi uma região altamente disputada, mas atualmente é habitada principalmente por animais e caçadores que querem ficar de fora da guerra.MALIS BackgroundNa mitologia grega, este é o lugar onde Zeus, ainda bebê, foi escondido de seu pai, um devorador de crianças. Foi a capital grega das ilhas durante o período clássico, com sua cidade, Gortyn, como um pequeno oásis em uma paisagem árida. O arruinado Palácio de Knossos fica na terra seca abrigando segredos míticos
ELIS Background

Como podemos ver no vídeo, não é apenas um jogo, mas é um jogo que permite que você viaje no tempo, entender como que funcionava a economia e a politica naquela época.

2 -> Assassin's Creed Origins (2017):  Se passa em 49 A.C, durante o Reino Ptolemaico, no período em que Cleópatra ascende ao trono.  Nesta aventura, iremos atravessar o Antigo Egito durante um período de revolta generalizada: o Faraó, Ptolomeu XIII, luta para manter seu governo enquanto abriga as ambições de expandir seu reino; sua irmã, a recém-deposta Cleópatra, começa a mobilizar forças leais para lançar um contra-golpe contra Ptolomeu; e freqüentes incursões no Reino pela República Romana, sob o comando de Júlio César, levam a temores de uma invasão iminente. Viajar ao Antigo Egito é como assistir a uma baita aula do seu período favorito da história – com o bônus de poder exterminar os déspotas que reinavam na época, ver a colonização Romana e Grega no país, além de poder explorar Alexandria, as principais cidades daquela época, as maravilhas do Egito e observar a influência grega e romana na arquitetura do Antigo Egito, com direito a reproduções em larga escala dos famosos farol e biblioteca da cidade.

'Assassin's Creed Origins' tem mapa gigantesco e cheio de atrações do Antigo Egito — Foto: Divulgação

3 -> Assassin's Creed I: Começa em 1191 e vai até 1257, no Século XII Durante a terceira Cruzada: 1189-1192.  É um game que mais parece um seriado medieval. O pano de fundo é a Terra Santa (Jerusalém e cidades como Damasco, Acre, Trípoli) em pleno século XII. Saladino havia retomado o controle de Jerusalém, e um exército cristão, liderado pelos reis Ricardo I Coração de Leão, da Inglaterra, Felipe II Augusto, rei da França, e Frederico I Barba-roxa, Sacro-imperador Romano Germânico, dava início a um conjunto de batalhas pela reconquista do terreno perdido, a que historiadores chamam de 3ª cruzada.

Até aqui, vários elementos históricos foram apresentados ao jogador: As tenções entre cristãos e muçulmanos nas cruzadas, a atuação das ordens militares religiosas (templários), a existência de uma ordem religioso-militar muçulmana (a Ordem dos Hassassins ou Assassinos, fundada no século IX por Hassan ibn Sabbah). História e ficção caminham juntas, de maneira que nem uma nem outra prevaleçam. Assassin's Creed não propõe intervenções de seus personagens fictícios no desenrolar da história das cruzadas. Ainda que Altair encontre-se constantemente com personagens históricos, como o próprio Ricardo Coração de Leão, suas aventuras não interferem na história do rei, ou de suas batalhas. Posso afirmar que este é um dos pontos mais positivos do jogo. Além disso, Assassin's Creed é um convite a conhecer a Jerusalém do século XII: por meio do personagem Altair, o jogador pode caminhar pelas ruas e becos da cidade, subir em torres e observar muralhas, casas, mercados. E não só Jerusalém. Acre e Damasco são outras duas cidades históricas que são visitadas, bem como o castelo medieval de Masyaf.

4 -> Assassin's Creed II: Começa em 1476 e vai até 1499. Século XV, Período do Renascimento:1300-1700. Somos inseridos na Itália renascentista, em específico na cidade de Florença do século XV. Dessa vez, acompanhamos a história de Ezio Auditore da "Firenze".

Lourenço de Médici, um dos personagens históricos que cruza com Ezio durante o jogo.

Também nessa sequência, o jogador, por meio de Ezio, interage com personagens históricos. Lourenço de Médici, Rodrigo Bórgia, Leonardo da Vinci, Nicolau Maquiavel e Catarina Sforza são alguns deles. Da Vinci, inclusive, é um dos que mais aparecem durante as missões, e é responsável por traduzir os códices que Ezio encontra nos locais onde investiga. No ateliê do artista, o jogador pode ver os manuscritos de Leonardo, com vários dos seus inventos reais. Assassin's Creed II também trata de assuntos históricos relativos à época em que é ambientado. A ascensão dos Borgia na Itália, as disputas políticas entre as famílias Medici e Sforza, o renascimento das artes e as obras de Leonardo da Vinci. Uma outra peculiaridade proporcionada ao jogador é ouvir comentários políticos da boca do próprio Nicolau Maquiavel. Com Ezio, o jogador pode conhecer Veneza, Florença e Roma, caminhar pelas ruas e inclusive navegar pelos canais venezianos em gôndolas. Com uma arte gráfica estupenda, as cidades são retratadas fielmente, revelando uma profunda pesquisa histórica.

5 -> Assassin's Creed BrotherHood: Começa em 1499 e vai até 1507. Séculos XV e XVI, Período do Renascimento:1300-1700.  Como podemos observar no vídeo, ele engloba todo o período marcado pelo Renascimento, assim como a cultura, a distribuição das cidades estado daquela época, seus governantes e também como era o mapa do mundo.

6 -> Assassin's Creed Revelations: Começa em 1511 e vai até 1524. Século XVI, Período do Renascimento:1300-1700, onde Ezio Auditore da "Firenze", já em idade mais avançada, está em busca de segredos escondidos pelo seu lendário antepassado Altaïr em Masyaf. Ezio viaja até a capital do Império Otomano, Istanbul (Constantinopla), que está dividida em quatro distritos para encontrar misteriosas chaves escondidas pelo explorador Nicolau Polo (pai do também explorador Marco Polo.), marcando assim a nossa jornada de conhecimento pela Europa e oriente Médio.

7 -> Assassin's Creed III: Começa em 1753 e vai até 1783. Século XVIII, Período da Revolução Americana: 1775-1783.  Três anos depois, acontece mais um evento que precede a Revolução, que foi a chamada “Festa do Chá de Boston” (Boston Tea Party). Nesse evento, dezenas de caixas de chá foram lançadas ao mar, como retaliação a Coroa pelas altas taxas sob mercadorias. No game, esse evento é retratado em uma das missões de Connor.

AC_Tea_Party_7

Após eventos como estes, os combates contra a Coroa iniciam, dois anos depois do Boston Tea Party. No game, Connor se torna um aliado de grande valor para a causa revolucionária, atuando de diversas maneiras contra o poder dos Templários e contra as forças terrestres e navais de Vossa Majestade. 

BATALHAS MEMORÁVEIS

ac3_s_sp_bunkerhill_58_gamescom

A guerra contra a Coroa teve início em 1775 e durou até 1783. No game, Connor atua em certas missões em batalhas decisivas que ocorreram na vida real, como no Cerco de Yorktown e a Batalha de Bunker Hill

battle-yorktown

Apesar do exército britânico ter sido um dos melhores do mundo naquele tempo, ele não pode conter uma força opositora que continha mais do que o dobro do seu tamanho.

The_death_of_general_warren_at_the_battle_of_bunker_hill

CIDADES HISTÓRICAS

assassins-creed-iii-city

A cidade acima é Boston. Boston e New York são as únicas duas cidades retratadas no game. Apesar do título não ter colocado um número maior de cidades, estas duas são suficientes para termos uma noção de como era a sociedade e o cotidiano colonial. Navios veleiros de madeira, caixas e armazéns pelo porto, soldados marchando nas ruas aos sons de tambores e pessoas de roupas antigas. As cidades costeiras eram as “meninas dos olhos” das potências coloniais devido a capacidade de seus portos. O sistema mercantilista da época tinha como foco as rotas marítimas que ligavam as colônias a Metrópole.

A_South-East_View_of_the_City_of_Boston_in_North_America

PERSONAGENS HISTÓRICOS

ifwtassassinscreed-iii

E, claro, não poderia faltar uma parte desta matéria dedicada aos personagens. Acima, o ícone da Independência americana, George Washington. Washington foi comandante supremo do Exército Continental (que veio a se tornar o Exército dos EUA anos depois) e primeiro presidente do país. No game, Connor e Washington se tornam próximos por algum tempo e o próprio Connor, seguindo seus ideais de liberdade, ajuda Washington em algumas ações. 

7 ->Assassin's Creed IV Black Flag: Começa em 1715 e vai até 1730.  Século XVIII, Período da pirataria no Caribe: 1650-1730.

8 -> Assassin's Creed Rogue: Começa em 1752 e vai até 1776.  Século XVIII, Período da guerra dos sete anos: 1756-1763 Chegamos  a cidade de Boston em 1754, anos antes de Assassin's Creed III ter início, ocorreu a Guerra dos 7 Anos. No espaço colonial inglês, este conflito foi travado entre franceses e índios contra os colonos ingleses na América do Norte. Durante o game, esse evento é citado algumas vezes por alguns personagens. 

Fall_of_Kolberg_in_1761

Apesar do fato da Guerra dos 7 Anos (leia-se, o espaço norte-americano do conflito) não ser retratada diretamente em AC III mas somente mencionada – e que, apesar disso, ela se passa no espaço de tempo de 1754 – 1763, mas tendo combates iniciados em 1756, por 7 anos -, é importante falar um pouco sobre ela. Esse conflito foi a razão pelo qual a Inglaterra se endividou, o que levou a aumentar os impostos nas treze colônias da América do Norte – que, mais tarde, viriam a formar os Estados Unidos da América. E foi justamente este aumento de impostos que levou a população a se revoltar contra a Coroa inglesa.

assassins-creed-3-concept-art-8721938921

Ou seja, a Guerra dos 7 Anos foi um evento que acabou apresentando consequências que levou a Revolução anos depois. Um dos primeiros episódios da revolução foi bem trágico: O famoso “massacre de Boston”, em 1770. Esse incidente foi o primeiro de uma série de eventos que levaram ao aumento das “farpas” entre residentes das colonias e a Coroa.

bostonmassacrebychampney

9 -> Assassin's Creed Unity: Começa em 1776 e vai até 1799, Período da Revolução Francesa: 1789-1799.  Assassins Creed Unity 06

Tal como nos jogos anteriores da série, a ação do jogo decorre num cenário histórico, neste caso em Paris, durante o período da Revolução Francesa, no final do século XVIII. A história segue Arno Dorian e os seus companheiros assassinos nos seus esforços para expor os poderes por detrás da Revolução. 

No final do século XVIII, a França, comandada pelo rei Luís XVI, passava por um dos piores momentos da sua história. Uma grave crise econômica revelava a insuficiência do Estado em pagar suas dívidas, além disso, em 1785, uma grave seca acabou com o seu rebanho bovino, seguiram-se três anos de péssimas safras agrícolas fazendo disparar o preço de alimentos básicos na mesa do povo francês, como o pão que subiu tanto em 1789 que um trabalhador da cidade pagava o equivalente a 88% do seu salário só com o produto durante o mês. Fome e desemprego grassavam a França e a população era quem mais sofria, os camponeses ainda viviam sob o sistema feudal de cobrança de impostos. A sociedade francesa estava dividida no que conhecemos como “Três Estados”: o Primeiro Estado era composto pelos membros do alto e do baixo clero, não pagavam impostos; o Segundo Estados era formado pela nobreza; não pagavam impostos; e o Terceiro Estado: formado pela burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses (alguém se lembrou dos “sans-culottes”?), pagavam impostos. podemos ver uma primorosa reprodução artística do Palácio que serviu de morada para os reis Luís XIV, Luís XV e Luís XVI. Versalhes, por ser afastada de Paris (hoje um subúrbio da capital parisiense), foi o local escolhido para ser o centro de poder, pois ao ser um pouco distante, isolava a família real e a corte dos distúrbios e das doenças da cidade tumultuada. Ali estava o Governo da França e tinha o Palácio como uma materialização do regime absolutista. 

Quando lançado, ACU foi alvo de severas críticas das autoridades francesas, mas como defendeu Antoine Vimal Du Monteil, produtor do jogo: “Assassin’s Creed Unity é um videogame para o grande público, não é uma lição de história”. Por mais perfeita que seja a recriação de uma época, por mais bem representados que sejam determinados personagens reais, seja num filme ou num videogame, tratam-se de obras ficcionais, produtos que não devem ser desvalorizados, muito pelo contrário. Mas se você tiver curiosidade em saber o que está acontecendo durante aquele período histórico em que o jogo se passa, pesquise, procure nos livros, e principalmente pergunte ao seu professor de história para embarcar em mais uma viagem pelo tempo.

10 -> Assassin's Creed Syndicate: Começa em 1868 e vai até 1888. Século XVIII, Período da revolução Industrial: 1790-1870), e da Era vitoriana (1837-1901). O ano é 1868, ápice da Revolução Industrial, e a Inglaterra é o maior império da humanidade naquele momento. Os irmãos Jacob e Evie nasceram em um pequeno e rústico vilarejo não muito distante de Londres. Ambos foram criados como assassinos e chegam à capital como forasteiros e sem conhecer perigos e vantagens da tecnologia industrial, que começa florescer.

A Londres Vitoriana é um local em constante construção e expansão. O metrô da cidade começa a ser construído, o pavimento ainda é novidade e prédios existem só em fundação ou esqueleto. As ruas possuem alta concentração de carruagens e pedestres só andam nas calçadas. A Medicina está mais avançada do que nunca.

Porém, não é só esse mundo que você vai conhecer. A periferia em que os gêmeos moram não é nada avançada: as crianças que não iam para as estatísticas de taxa de mortalidade trabalhavam o mais cedo possível durante 12 horas por dia para ajudar no sustento da família. A média de idade desses funcionários pesados não ultrapassava os 30 anos e 95% da população não podia votar, incluindo todas as mulheres.

Chegar à Era Moderna permite à Ubisoft explorar novas temáticas na franquia — afinal, foi essa época que moldou nossa sociedade, incluindo vários conceitos que até hoje permanecem em voga. É curioso notar como, apesar de tanta pobreza e brigas de gangues, a época era de paz mundial.

Por fim, uma das melhores partes da franquia é que o jogador pode aprender bastante sobre como era viver naquelas épocas andando por cidades completamente reconstruídas com detalhes pela equipe técnica dos games. Confira nesse trailer como costuma ficar o resultado final do trabalho dos produtores.

Proporcionando viagens para lugares que não existem mais e para períodos bem anteriores ao nosso, os games são hoje uma excelente fonte de diversão para pessoas de todas as idades e, além disso, mostram que aprender história pode ser algo bem mais interessante.

 

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

A Hope Latin America School, é uma escola de ensino de tecnologia para crianças a partir dos 05 anos, jovens adultos e melhor idade 65+

Ler matéria completa
Indicados para você