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Indicadores diários KPI's

Indicadores diários KPI's

Indicadores para o dia a dia KPI's, ou indicadores-chave de performance, são essenciais para a gestão de qualquer empresa. Saber a margem bruta, lucro líquido e necessidade de capital de giro poderá ser um fator decisivo entre a sobrevivência e a quebra em uma situação de crise eventual. Mas estes indicadores mostrarão o cenário macro da empresa, e alguns problemas menores e cotidianos poderão passar despercebidos por eles – até que seja tarde demais.

 

A economia é cíclica – naturalmente economias mais fortes têm crises mais brandas, mas crises são inevitáveis. Ter uma governança sólida é uma ótima forma de minimizar o impacto das crises e garantir um crescimento sustentável. De outra forma, o empresário está “à deriva”: se a empresa vai bem, ele assume que acertou. Se a empresa vai mal, há algum fator externo que impede a empresa de crescer. E se já houveram decisões boas no passado, durante a crise as decisões serão repetidas – como que o passado pudesse moldar o futuro. Esta fórmula é condicionada ao acaso, e potencialmente ao fracasso.

 

O que você precisa saber HOJE? Publicar indicadores de médio e longo prazo em painéis de gestão à vista transformarão aquela TV ou mural da empesa em um quadro tedioso e sem importância. Seus colaboradores passarão reto por aqueles números diariamente, já que eles não interferem em nada o seu trabalho diário. Pior do que isso, o colaborador pode se sentir desmotivado porque, apesar de haver um sinal vermelho no painel, não há nada que ele possa fazer hoje que altere aquele sinal.

 

Não estou dizendo que os níveis tático e operacional não devam saber dos indicadores e saber como a empresa está indo. Acredito que uma comunicação eficaz possa fazer isso em reuniões periódicas e alinha os objetivos de todos, em todos os níveis, justificando alterações de políticas internas ou formas de trabalho. Mas expor a uma equipe uma informação que está fora de suas mãos não traz qualquer grande benefício – salvo você tenha uma boa justificativa para isso. O que você e sua equipe precisam saber hoje?

 

Olhar e reagir Gestão à vista “olhar e (re)agir”. Se eu estou olhando um número ruim para o qual eu não sei como reagir, eu não tenho uma gestão à vista, tenho um painel de transparência – nada contra a transparência corporativa, mas em seu devido contexto. Os indicadores de gestão à vista devem, com precisão suficiente, resumir o que está acontecendo “agora” na empresa. Se o piloto de um avião estiver dentro de uma nuvem, ele saberá o que está acontecendo. Se, por qualquer motivo, o supervisor não estiver na empresa, os indicadores devem ser suficientes para apontar que está tudo bem ou que algo precisa de atenção. Métricas são contextuais.

 

Cada departamento da empresa deve ter suas próprias métricas (indicadores), e estas devem, naturalmente, estar alinhadas à estratégia da empresa (plano estratégico). Se a empresa está com problemas de caixa, por exemplo, indicadores de prazo de recebimento no setor de vendas serão mais adequados do que lucratividade. Se a empresa tem dificuldades para enxergar o fluxo de caixa previsto, o setor financeiro deveria ter um indicador medindo prazo de lançamento das contas a pagar em relação à sua baixa.

 

Todos os setores podem ter indicadores de gestão à vista, e eles devem simplesmente garantir que os procedimentos sejam executados em conformidade. Como procedimentos são sempre focados no cumprimento do planejamento estratégico da empresa, o sucesso dos indicadores deverá resultar no atingimento do plano!

 

Há um pensamento muito bom do Sêneca que se encaixa aqui: “Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir.” Esse pensamento serve para relembrar que devemos sempre ter em mente para onde queremos ir. Com isso em mente, definir indicadores do dia a dia será um passo importante da microgestão, pois garante-se sempre uma reação rápida a quaisquer não conformidades dos processos da empresa.

 

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