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Marketing Digital: O que você deve evitar?

Marketing Digital: O que você deve evitar?

O Marketing Digital tem crescido cada vez mais em importância, principalmente dentro das empresas. A evolução da tecnologia e o uso da internet tem feito com que seja necessário modificar e adaptar as formas de lidar com os negócios e, consequentemente, o relacionamento com os usuários e potenciais clientes.

É evidente que as técnicas de Marketing Digital ajudam as empresas a desenvolver seus serviços baseando-se em conteúdos relevantes. Também visam o crescimento do engajamento orgânico por meio dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo, mas é preciso deixar claro que não é algo que funciona magicamente ou sem esforço.

Nesse sentido, muita gente tem caído em "armadilhas" e se decepcionado com a falta de resultados. Isso acontece porque o Marketing Digital não foi bem aplicado e erros foram cometidos.

E quais são esses tais erros? O que a empresa deve fazer para que o Marketing Digital seja efetivo? Se você procura por respostas continue a leitura para saber quais são os principais erros de Marketing Digital que precisam ser evitados na sua empresa!

1 - Não planejar

Um dos pilares centrais do marketing, de forma geral, é o planejamento. Nenhuma ação ou estratégia funciona se não for pensada e programada. O planejamento funciona como a base, o caminho que deverá ser seguido para que todas as ações tenham efetividade e os resultados almejados sejam alcançados.

Quando falamos especificamente do Marketing Digital, achar que uma estratégia envolve apenas criar um site e escrever textos, movimentar redes sociais ou fazer promoções, é um erro grave. Nada disso sem planejamento vai dar certo.

Muita gente que aposta no Marketing Digital acha que é fácil de fazer, que não é preciso demandar tempo e esforços para planejar cada passo. Isso é um erro comum e que, infelizmente, acaba por colocar a perder muitas estratégias.

E o que envolve o plano de marketing digital?

Ele precisa lidar com os objetivos, com o público-alvo, com as ações que serão realizadas, com as metas. Ou seja, é um guia de como a sua empresa vai agir em prol do objetivo principal.

Outro cuidado a ser tomado é a continuidade das ações de Marketing. Imagine que sua empresa comece a produzir conteúdo de valor por meio de blog e redes sociais.

Os resultados começam a vir, tráfego orgânico aumenta, leads são convertidos. Mas, com o passar do tempo, as mesmas estratégias podem não funcionar mais.

Para evitar quedas bruscas no desempenho, é necessário colocar isso no planejamento para saber o que fazer em casos de mudanças nas ações.

Perceba que planejar é essencial e quando sua empresa não elabora um plano para adotar as estratégias de Marketing Digital, esse é um erro muito grave.

2 - Não criar conteúdo

Uma das vertentes do Marketing Digital é o Marketing de conteúdo. Essa estratégia funciona com a produção de conteúdo para atrair potenciais clientes não apenas com divulgação direta dos produtos e serviços, mas criando autoridade no assunto.

Assim, consegue alcançar o público por meio de temas relevantes que estejam relacionados ao que a pessoa está buscando para comprar e também por meio de palavras-chave.

É muito importante para quem trabalha com Marketing Digital na atualidade criar conteúdo. Não dá para estabelecer qualquer rotina de ações de Marketing usando sites, blogs ou redes sociais sem oferecer conteúdo de valor.

A época em que apenas estar na internet era suficiente já passou. Além de se fazer presente, é preciso produzir, ser relevante, mostrar que entende do que está falando.

A produção de conteúdo é fundamental para o Marketing Digital e exerce várias funções, tais como:

  • Demonstrar autoridade no assunto, tornando seu negócio uma referência;
  • Gerar engajamento orgânico através das redes sociais e mecanismos de busca;
  • Servir como porta de entrada para muitas pessoas conhecerem seus produtos e serviços;
  • Possibilitar o uso de técnicas de SEO para melhorar os números do site do seu negócio, assim como uso em meu site: Diyjogos.

Produzir conteúdo é fundamental e existem diversas maneiras de fazer isso. Uma delas é por meio de posts nas redes sociais. É preciso ser chamativo, mas sem ser invasivo.

A produção de conteúdo para sites e blogs também é fundamental e requer mais atenção, precisão e qualidade do que as publicações em redes sociais.

Se você não tem como produzir sozinho ou com uma equipe interna, existem pessoas que prestam serviço exclusivo para isso (redatores freelancers).

Por fim, podemos dizer que a produção de conteúdo ajuda um potencial cliente a tomar a decisão de fazer a compra com a sua empresa.

Se o material for bem feito e atrativo, tornará maior a possibilidade da conversão de um lead, o que é um dos grandes objetivos do Marketing Digital.

3 - Não entender a jornada do cliente

A jornada do cliente é um dos aspectos mais importantes do Marketing Digital. Ela se divide em três etapas:

  • Aprendizado: é o momento em que o cliente descobre que há um problema e vai em busca de maneiras de solucioná-lo;
  • Consideração: após entender o problema, o cliente encontra informações que servirão para a solução e considera qual será a melhor opção;
  • Decisão: é quando o cliente escolhe a solução ideal para a resolução do seu problema.

Entender essa jornada é essencial para que o seu negócio tome as decisões corretas tanto para se apresentar ao potencial cliente, como para fazê-lo perceber que o seu produto/serviço é o que ele precisa para solucionar o problema. É pela compreensão da jornada do cliente que será possível produzir conteúdo eficiente.

4 - Não usar as redes sociais da forma correta

As redes sociais devem ser, no Marketing Digital, aliadas do negócio e não o contrário. Nunca ache que é preciso ter uma rede social mais forte do que a produção de conteúdo, por exemplo. Pelas redes sociais muitas pessoas podem chegar até a sua empresa.

Mas como ser eficiente nisso?

O primeiro passo é entender cada rede social. O Instagram não funciona da mesma forma que o Twitter e o Facebook. Cada conteúdo deve ser produzido de forma específica.

A segunda atitude é divulgar os produtos com sabedoria. Apenas fazer um post no Facebook dizendo que vende determinado produto pode soar muito vazio. Aqui entra o Marketing de conteúdo e as ações promocionais.

Elas servem não apenas para fazer com que você ganhe autoridade, mas para ser mais eficiente no contato indireto com a clientela.

E ainda há um terceiro aspecto, que diz respeito ao engajamento. Claro que contar com o engajamento orgânico é essencial, mas fazer campanhas pagas, como o impulsionamento de publicações, também é válido.

5 - Não priorizar o SEO

SEO é uma das bases do Marketing Digital. A sigla quer dizer Search Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Trata-se de técnicas e estratégias para fazer com que o site do seu negócio fique mais bem posicionado nos mecanismos de busca, principalmente o Google.

Infelizmente, muitas pessoas ainda nem sabem o que significa SEO e muito menos o priorizam no negócio. Esse é um dos erros que faz com que o Marketing Digital não funcione.

A melhor forma de corrigir isso é investir em otimização, focar em palavras-chave, URL amigáveis, melhorar os títulos, entre outras técnicas de SEO. Aparecendo nas primeiras páginas do Google, por exemplo, as chances de uma pessoa clicar no link da sua página crescem bastante.

6 - Não medir e avaliar os resultados

O último erro que listamos é sobre a avaliação de resultados. Para que o Marketing Digital seja eficiente é preciso não apenas executá-lo, mas seguir em avaliação após o seu funcionamento.

Analisar quais estratégias trouxe rendimento, quais não foram tão bem assim, o que pode ser consertado nas próximas ações. Medir os resultados é uma forma de ser mais eficaz nas próximas tentativas.

E diante da velocidade em que o mercado se move e a internet faz com que tenhamos que agir, é preciso avaliar o que vem sendo feito para não errar novamente.

Agora que você já sabe tudo sobre os principais erros do Marketing Digital, fica mais fácil trabalhar em prol da sua empresa para não os cometer. Entenda que o bom uso das técnicas e estratégias dessa ferramenta pode alavancar os seus negócios, mas para isso é preciso ter conhecimento tanto do que fazer, como do que não fazer.

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Desenvolvedor e autor do blog - www.site-de-games.ga

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