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Metas

Metas

Metas são resultados objetivos que a organização precisa atender mediante o controle de seus indicadores. Enquanto os indicadores medem, as metas regulam o funcionamento da empresa visando sempre a melhoria contínua dos resultados. De maneira geral, as metas representam os resultados pretendidos sobre a operação do negócio.

Estes resultados, claro, dependem de tempo para serem alcançados. Para isto é preciso definir metas de curto, médio e longos prazos, para que a organização possa ser acompanhada ao longo de todo o processo.

Para que as metas de longo prazo sejam atendidas, é necessário que no processo a empresa passe por algumas mudanças intermediárias, que seriam as metas de médio prazo. Mas, assim como as metas de longo prazo, existem mudanças mais rápidas e emergências que a empresa precisa fazer para que possa atingir seus resultados intermediários, sendo necessárias as metas de curto prazo.

Para acompanhas as metas, é necessário que sejam estabelecidos indicadores válidos. Por mais básico que pareça, é sempre importante salientar que os indicadores devem ser mensurados, logo, só podemos estabelecer metas sobre indicadores que sejam possíveis o controle e a mensuração.

Uma publicação de Facebook é um exemplo simples para entendermos um pouco de metas.

Como sabemos se uma publicação obteve o sucesso desejado?

Pelo número de “likes” ou seguidores desta publicação. Neste caso, se a nossa meta for alcançar o maior número de pessoas com a publicação, devemos estabelecer uma meta que seja possível. Se observarmos a maioria das publicações e constatarmos que elas têm uma média de 100 curtidas, estabelecer uma meta mínima de 1.000 seguidores para a próxima publicação pode parecer um exagero. Não que isto não seja possível, mas dentro do histórico, é pouco provável. Mais próximo do que tem-se atualmente, seria estabelecer uma meta de 200 “likes”, ou um aumento de 100% nos “likes”da publicação.

Devemos ter muito cuidado no estabelecimento de metas, porque se não escolhermos valores que sejam compatíveis com a realidade do negócio e do mercado, podemos criar um sentimento de frustração pelo negócio não estar atingindo suas metas previstas.

Só temos certeza sobre o sucesso se pudermos compará-lo, medi-lo. Uma empresa que está vendendo muito não necessariamente é uma empresa que está dando mais lucro, por isto estabelecer metas furtivas como aumentar as vendas nem sempre é a opção mais rentável.

O aumento de vendas sempre vem acompanhado de aumento de custos também (funcionários, estoque, logística de distribuição). Se não for bem equacionado a aumento das vendas pode vir com um aumento muito maior dos custos, e o lucro final ser menor.

Escolher corretamente a meta é a chave para medir o verdadeiro resultado da sua empresa. Definir uma meta não garante que o objetivo final seja atingido.

Uma dica importante é realizar um mapeamento de todo o negócio, olhar para os números e então estabelecer prioridades: defina o que é mais importante é merece a sua atenção no momento.

Vamos usar o exemplo trabalhado no texto sobre indicadores: um Restaurante, que tem um problema que foi identificado, o desperdício de alimentos. O levantamento atual estimou-se que a taxa de desperdício é de 20%, ou seja, a cada 4 alimentos vendidos, um é jogado fora. Isto é um resultado importante, um resultado que merece atenção. Neste exemplo, a estratégia definida foi:

-  Objetivo: Reduzir o desperdício de alimentos.

- Indicador: Taxa de alimento desperdiçado. Taxa = Qtde Desperdiçada/Qtde Total Consumida.

- Meta: Reduzir de 20% para 10%.

Observe que a meta é bastante ousada, mas possível, e trará benefícios imediatos para os resultados financeiros da empresa.

Se existe dúvida sobre quais são os resultados possíveis para o seu negócio, quais metas seriam reais ou não para serem atingidas, um exercício bastante importante é olhar ao redor. Aprender com a experiência dos outros é sempre mais fácil. Neste caso, uma pesquisa em alguns restaurantes do mesmo nicho de mercado pode trazer para você a informação que faltava.

Com já foi falado anteriormente, apenas estabelecer a meta não garante que ela será atingida. Para isto é necessário estabelecer um plano de ação com tarefas bem definidas sobre como que a empresa passará a atuar para que aquela meta se torne possível. Mas, isto já é um assunto para o nosso próximo conteúdo. Fique ligado.

Comunidade Empreendedora
Daiane Pereira
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Administradora, com especialização em Marketing Digital pela faculdade de marketing em São Paulo, empresária sócia fundadora do projeto Jovem Empresario, atual nas áreas de consultoria e marketing de relacionamento.

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