[ editar artigo]

O que o empreendedor espera do contador

O que o empreendedor espera do contador

Neste cenário de grandes mudanças tecnológicas, novas legislações e formas disruptivas de mercado, os novos negócios estão inovando e criando novas formas de sociedade e negócios. Veja com o Projeto Jovem Empresário o que o empreendedor espera do contador neste novo cenário.

Não é de hoje que as relações comerciais, empresariais e societárias estão se transformando. Quem acompanha o universo do empreendedorismo vê isto acontecer há muitos anos, e hoje temos um cenário ainda mais disruptivo. As novas tecnologias, as novas relações de trabalho ocorridas pela mudança na legislação, as novas relações comerciais internacionais e também as novas necessidades de formações societárias diferenciadas, tudo neste ecossistema está levando a uma nova forma de criarmos uma empresa.

Só que neste cenário, muito pressionado pela geração de lucros, os avanços comercias foram muito mais acelerados que as mudanças jurídicas e contábeis, até mesmo porque para que estas mudanças ocorra, elas geralmente tem que vir através de determinações legais, ou seja, são necessárias nossa legislações e regulamentações para complementar aquilo que as atuais não conseguem prever ainda, e como qualquer processo de mudança burocrática, demanda mais tempo.

Mesmo assim, as novas empresas não pararam no mercado, e foram se transformando e acontecendo, mesmo sem o total suporte jurídico e contábil para isto. Mas estas empresas, agora, precisam estar legalizadas, precisam resolver as suas situações burocráticas, pagar impostos, firmar contratos societários... o que fazer? Buscar a ajuda de profissionais experientes é uma saída, mas mesmo estes profissionais não podem fazer muito além daquilo que suas regulamentações profissionais permitem hoje.

Mas então, o que o empreendedor espera do contador? Talvez a grande expectativa seja que, mesmo dentro deste novo cenário onde coisas novas estão surgindo, que o contador possa direcionar a empresa (ou as questões contábeis da empresa) dentro de um enquadramento que não esteja contra a lei e que seja possível de cobrir as atividades empresariais, sem prejuízos legais ou tributários, tanto para as empresas quanto para o governo.

Claro que alguns cenários muito específicos não encontrarão ainda o suporte das atuais regulamentações. Nestes casos, o que esperar então do contador? Que ele possa contar com um bom suporte jurídico para instruir a empresa naquilo que ela pode operar legalmente, e de que forma a empresa precisa formalizar-se para que, mesmo não encontrando suporte nas regulamentações vigentes, possa operar dentro da legalidade.

Claro que todas estas transformações tecnológicas também transformam as atividades de contadores e advogados. Um contador tem que estar atualizado com todas as tecnologias contábeis para as empresas, registrando as transações contábeis de forma eletrônica, proporcionando muito mais transparência e, portanto, exigindo exatidão. Com isto a rotina, burocracia e atividades sistemáticas não são mais o diferencial dos escritórios de contabilidade, o que se busca é um verdadeiro Gestor da Contabilidade.

Um profissional desta área deve estar apto e capaz para ser chamado a participar de diferentes processos de tomada de decisão nas empresas, estar à frente de planejamentos estratégicos e precisam sempre ter informações sempre fiéis e atualizadas sobre a saúde financeira das empresas ou instituições onde atuam. Um contador tem que entender dos dinamismos deste mercado, e deve buscar algo além daquilo que as relações tradicionais dão suporte hoje em dia. Empresas novas, mercados novos, ideias novas.

Desperte o seu poder empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você