[ editar artigo]

Os três erros mais comuns de quem vende

Os três erros mais comuns de quem vende

Todo empreendedor precisa saber vender, seja o seu produto ou serviço para o cliente, seja a sua ideia de negócio para um sócio ou investidor. Descubra os 3 erros mais comuns de quem vende que o Projeto jovem Empresário identificou para você.

 

É claro que o principal erro em vendas é não querer vender, mas como esta não pode ser uma opção para o empreendedor, vamos passar para o lado prático da coisa: você vende, mas sabe os erros que comete?

 

Sempre é possível o empreendedor se especializar e aperfeiçoar suas técnicas de vendas. Não tenha preconceitos ou dúvidas: as técnicas de venda funcionam para a maior parte dos clientes. Se você ainda tem dúvidas, leia um pouco mais sobre os gatilhos mentais do marketing de vendas.

 

Uma das coisas mais previsíveis é o comportamento do ser humano. Suas motivações, suas angústias, seus anseios, suas vontades. Tudo pode ser traduzido através de pesquisas e dados estatísticos, e é por isto que as vendas sempre funcionam. Os fatores não previsíveis ou que não foram levados em conta somente diferenciarão a performance de vendas. Mas parece que tem aquelas pessoas que nunca vão vender, não é mesmo?

 

Apesar de todas as técnicas, vender não é uma tarefa fácil, nem simples ou elementar. É preciso prática e, principalmente, é preciso não cometer erros. No processo de vendas, todos os acertos podem direcionar o negócio para o sucesso da negociação, agora qualquer erro com certeza levará para a frustação da negociação. Mais importante do que acertar é não errar na venda. Veja aqui três erros que você não pode cometer.

 

Nunca forneça um atendimento que não seja personalizado. Por mais que o seu produto ou serviço seja genérico, na hora de tratar com o cliente, trate ele de maneira especial. Faça o seu cliente se sentir uma pessoa única, especial. Afinal de contas, se for para fazer o que todo mundo faz, porque você teria preferência no gosto do freguês?

 

Outro erro que costuma ser fatal é falar demais. Claro que para conquistar uma venda o vendedor tem que se persuasivo, falar frases de impacto e atrair a atenção do cliente com a sua conversa, mas não esgote a paciência do cliente com um discurso enfadonho e longo demais, ou melhor, não discurse, converse.

 

Por fim, um terceiro grande erro que causa o insucesso das vendas é não escutar. O cliente que ter a sua atenção e, seja pela postura corporal, expressão da face ou até mesmo pronunciando palavras, o cliente está se comunicando com você e gostaria de ser escutado. É muito importante o cliente perceber que chamou a sua atenção e que você está valorizando este momento, senão, vai ter a certeza de que você só falou com ele para obter benefício próprio da venda, e nada mais.

 

Você não precisa ser um expert em vendas para que o seu negócio seja um sucesso, mas precisa fazer o básico e não cometer erros. No começo pode ser mais difícil, e com o crescimento do negócio talvez você precise de alguém para assumir este posto. Enquanto o sucesso não chega, arregasse as magas e mãos à obra. O Projeto Jovem Empresário vai as vendas com você.

 

Desperte o seu poder empreendedor. A Comunidade Empreendedora tem os melhores mentores com as melhores experiências para compartilhar com você. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. E aproveite, quanto mais você trabalhar pelo seu negócio, maior será a sua recompensa. Siga nossa Trilha do Sucesso e torne-se um empreendedor de destaque.

 

TAGS

CE

Comunidade Empreendedora
Projeto Jovem Empresario
Projeto Jovem Empresario Seguir

Projeto Jovem Empresario

Ler matéria completa
Indicados para você