[ editar artigo]

Quando dar o primeiro eletrônico para as crianças?

Quando dar o primeiro eletrônico para as crianças?

Muitos pais buscam apoio para norteá-los na educação digital dos seus filhos, afinal, dúvidas surgem diariamente. Dentre elas, um ponto primordial é acerca de qual o momento certo para contemplar os pequenos com o primeiro celular/tablet.

A resposta não é fácil, pois não há uma idade mínima ou, ainda, um momento adequado. O essencial é que os pais avaliem fatores como:

  • (i) a maturidade da criança;
  • (ii) a disponibilidade que terão para monitorar o conteúdo acessado e publicado pelo menor (o que poderá ocorrer por meio de ferramentas de controle parental), haja vista que serão responsáveis também pelos passos do filho(a) no mundo online;
  • (iii) a real necessidade do pequeno(a) ter um aparelho celular/tablet.

Caso o responsável esteja convencido de que é o momento certo para presentear o menor com um aparelho eletrônico, importante que seja imposto limites no seu uso, pois a maioria das crianças usam tais equipamentos para brincar com games na internet; a maioria das escolas não permitem o uso destes aparelhos por seus alunos; e o uso em excesso de tais aparelhos pode prejudicar a saúde dos pequenos (assim como dos adultos), conforme pesquisa.

DICA DE OURO

Investir em conversas frequentes com o seu filho(a), para conhecer os seus passos virtuais e o(a) alertar sobre os riscos da internet, principalmente quanto à exposição de informações e o aparente anonimato gerado pelo meio, é uma excelente forma de educá-lo(a) digitalmente.

NÃO VACILE!

Os pais são os principais influenciadores dos seus filho(a)s e, portanto, é aconselhável que não deixem de passar momentos com ele(a)s ou lhes dê a atenção devida, seja no meio digital quanto no mundo real.

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

Bacharel em Ciência da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos - FGV, Manager da 1° Acadêmia de Programação, jogos e robótica para crianças e adolescentes.

Ler matéria completa
Indicados para você