[ editar artigo]

Que importância tem a alfabetização tecnológica para o futuro das gerações?

Que importância tem a alfabetização tecnológica para o futuro das gerações?

Durante o século XXI, e muitos outros que virão até a extinção da humanidade em um futuro longínquo, está sendo  por meio de computadores, laptops, tablets, smartphones e outros dispositivos,  que estamos passamos boa parte do nosso tempo conectados nos dias de hoje. Nossa comunicação se tornou, muitas vezes, mais digital do que pessoal e daí vemos com clareza a importância da alfabetização tecnológica. O termo está ligado à grande necessidade de ensinar as crianças a usar as tecnologias disponíveis atualmente de forma ativa e construtiva. Hoje, é papel dos pais e educadores dar atenção não só à alfabetização tradicional, mas também à tecnológica! Neste texto, explicamos mais sobre a importância da alfabetização tecnológica para as crianças, adolescentes e até mesmo os adultos. Continue lendo para entender melhor!

Nos tempos atuais, não é mais suficiente aprender a escrever apenas com lápis e papel. É também preciso entender como interagir por meio de recursos digitais, visto que estamos nos comunicando quase sempre através do teclado e/ou de telas sensíveis ao toque. No entanto, simplesmente trazer essas tecnologias para a sala de aula não significa necessariamente garantir a aprendizagem. Mais do que usar um slide ou ter um laptop ou tablet em classe, é preciso pensar em atividades e projetos que estimulem o desenvolvimento de senso crítico e da reflexão dos alunos. As tecnologias podem ser, inclusive, utilizadas para auxiliar no processo de alfabetização, como uma forma de fazer a criança se acostumar com a leitura e a escrita. O importante é ter em mente que a tecnologia na educação não deve ser banalizada, sendo usada sempre de forma significativa.

Cada vez mais as tecnologias estão inseridas no nosso cotidiano, por isso, é preciso preparar as crianças para este novo cenário através da alfabetização tecnológica. Quem não se adaptar encontrará dificuldades de inserção inclusive no mercado de trabalho, já que é esperado que, nas profissões do futuro, o uso de programação, computadores e dispositivos tecnológicos seja constante.

A alfabetização tecnológica pode, também, ajudar a formar cidadãos mais conscientes e capazes de interagir de maneira reflexiva e crítica com a tecnologia. O mundo digital, assim como concretiza diversas possibilidades incríveis, também apresenta perigos, como pornografia infantil, cyberbullying, febre de desafios que colocam a vida dos jovens em risco, entre outros. Além disso, o ensino de linguagens de programação e robótica pode tornar as crianças das próximas gerações não apenas usuárias de recursos tecnológicos, mas também criadoras de tecnologia. Nesse contexto, é essencial que a alfabetização tecnológica seja inserida dentro de casa e nas escolas, para não comprometer a qualidade da formação do estudante, gerando uma possível desatualização profissional no futuro.

Agora que você já sabe a importância de alfabetizar crianças e jovens tecnologicamente, incentive o seu filho não só a aprender a usar a tecnologia, mas também a entender como ela funciona - e quem sabe até mesmo a criá-la! 

O estudo de programação, por exemplo, é uma ótima forma de melhorar o aprendizado da criança nas mais diversas áreas do conhecimento, principalmente nas que lidam diretamente com raciocínio lógico como a física e a matemática. Além disso, com o avanço tecnológico cada vez mais veloz, é importante que as crianças aprendam a lidar com a tecnologia de forma produtiva desde cedo. Além de prepará-las para a vida em um mundo digital, aulas de robótica também as capacitam para o mercado de trabalho do futuro. Já há inclusive as chamadas profissões do futuro, que precisarão muito de profissionais qualificados dessas áreas.  Elas serão melhor preparadas para as profissões do futuro. Sabemos que a tendência do mundo é de sempre se atualizar ainda mais, mas, para isso, haverá a necessidade de pessoas habilitadas a lidar com os assuntos tecnológicos, com processos cada vez mais facilitados e atividades melhores cumpridas em prol da indústria, da saúde, da educação e muito mais!

Como podemos notar, o ensino de tecnologia no geral para crianças, adolescentes e adultos é muito vantajoso, tanto em curto quanto em longo prazo. Além de serem estimulados, vocês pais e os seus filhos estarão preparados para um futuro de sucesso!

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

A Hope Latin America School, é uma escola de ensino de tecnologia para crianças a partir dos 05 anos, jovens adultos e melhor idade 65+

Ler matéria completa
Indicados para você