[ editar artigo]

Vamos aprender aquela matéria que você tem dificuldade na escola? Então vamos jogar! É isso mesmo, vamos jogar!

Vamos aprender aquela matéria que você tem dificuldade na escola? Então vamos jogar! É isso mesmo, vamos jogar!

É isso mesmo que você acabou de ler... é possível aprender as matérias da escola através de jogos, principalmente aquelas matérias que são muito difíceis. Dá para ensinar química utilizando o Minecraft: Education Edition? Em sua última atualização, a Microsoft introduziu o “Mundo de Química” na versão educacional do jogo para que estudantes possam, além de aprender de um jeito mais divertido, desenvolver as habilidades necessárias para os desafios do século XXI, como colaboração e pensamento crítico. Criado com a ajuda de professores de química, estudantes e Minecraft Global Mentors, essa versão permite que professores possam inserir conceitos de química sem o custo dos equipamentos de laboratório, tornando mais acessível a aprendizagem na prática.

“O Minecraft é uma ferramenta educacional, que agrada a todos na sala de aula, independentemente da idade. Por ele ser lúdico e prático, acaba tornando o conteúdo muito mais interessante, explica o MIE Fellow e Doutor em aplicação de jogos digitais na educação e comunicação, Francisco Tupy.

O “Element Constructor” é uma das novas ferramentas de fabricação incluídas no Mundo de Química

Trazer a química para o Minecraft: Education Edition é de extrema importância, pois além de despertar o interesse em STEM (sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), a ferramenta também ajuda os educadores a engajarem os estudantes na solução criativa de problemas. Segundo o professor de Ciências do SESI Araçatuba e Minecraft Global Mentor, Juliano Gonçales, conceitos como codificação, ciclo da água, fotossíntese e energia renovável são tópicos básicos para se trabalhar em sala de aula. “Atualmente estou trabalhando com alunos do 8º ano uma unidade intitulada: Reações Químicas com ênfase nos modelos atômicos. Já o 9º ano, está trabalhando a modificação a estrutura do átomo com ênfase nas reações químicas, eletrosfera e na tabela periódica. Antes de iniciarmos o uso do jogo educacional, os estudantes desenvolveram atividades que envolveram a localização, leitura, síntese e registro de informações sobre como as substâncias são formadas, para que servem, suas propriedades e em seguida recriamos os dados encontrados de maneira “concreta” dentro do game, comparando as informações obtidas”.

Pensando no desenvolvimento do aluno em sala de aula, a Microsoft acredita no potencial do aprendizado na prática e por isso está desenvolvendo cada vez mais ferramentas para apoiar a jornada de alunos e professores. O professor da Escola Bosque, Formador de professores na Redesenho Educacional e MIE Trainer, Fabiano Paludetti afirma que o desempenho de seus alunos já melhorou com o uso do jogo nas aulas de química, “A recepção dos alunos não poderia ser melhor. Eles já amam aprender com o Minecraft, agora com a aplicação nas aulas de química, eles estão mais empenhados em resolver os problemas em colaboração com toda a sala”.

um homem sentado na frente de um computador

Alunos trabalhando com a tabela periódica durante a aula do professor Juliano

Ajudar esses estudantes a desenvolver habilidades para os desafios do século XXI é uma das premissas da versão educacional do jogo. Quando o professor coloca todos trabalhando em um mesmo mundo, os estudantes têm que explorar sua criatividade para desenvolver o tópico da aula. “Diferentemente de uma aula expositiva, com o Minecraft, além do aluno aprender fazendo, ele incentiva o protagonismo, a autonomia e também promove a colaboração e o pensamento crítico“, confirma Sabrina Quarentani, Consultora de Aprendizagem da Microsoft e MIE Trainer”.

Ficou interessado em saber sobre o assunto? O professor Juliano Gonçales tem uma série de vídeos no YouTube sobre o temaNo ano passado, o educador também lançou um livro em que apresenta detalhadamente a versão educacional do jogo e mostra como ele pode ser um grande aliado para o ensino de conteúdos curriculares na Educação Básica.

“Uma das coisas mais interessantes é que nas minhas aulas onde realizo os experimentos, temos que tomar cuidado com substâncias perigosas e com o resultado de certas reações químicas. Mas no “Mundo de Química” podemos explodir substâncias e até fazer fogo sem perigo algum”, finaliza Fabiano.

um homem parado na frente de um computador

Professor Fabiano Paludetti explicando os conceitos do Minecraft: Education Edition  

Então, você aluno que tem dificuldade em matérias da escola como Química, Física, Português, Inglês, Geografia, História, Matemática, Biologia pode falar para seus pais que já é possível aprender essas matérias de forma divertida e garantir aquele 10,0 na prova! 

Comunidade Empreendedora
Jean Alex Marcondes Maraschin
Jean Alex Marcondes Maraschin Seguir

A Hope Latin America School, é uma escola de ensino de tecnologia para crianças a partir dos 05 anos, jovens adultos e melhor idade 65+

Ler matéria completa
Indicados para você