[ editar artigo]

As mudanças climáticas também podem afetar (e mudar) o rumo do seu negócio!

As mudanças climáticas também podem afetar (e mudar) o rumo do seu negócio!

 

Você sabe o que são as Mudanças Climáticas e como elas já estão afetando o planeta e a nossa vida? Sabe porque o combate às mudanças climáticas deve fazer parte da agenda de qualquer governo?

Sou co-fundadora da Escola de Sustentabilidade, e entrevistei o Climate Reality Leader Gabriel Chaves Barboza! Na entrevista, Gabriel começou falando sobre seu treinamento no The Climate Reality Project, fundado e presidido pelo ganhador do Prêmio Nobel e ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore. 

Gabriel também falou da jovem ativista Greta Thunberg, a adolescente de 12 anos que inspirou um movimento de estudantes contra as alterações climáticas.
Vários setores de negócios correm riscos de desaparecer.

Há vários países em que os governantes não estão interessados no combate às mudanças climáticas, mas os empresários estão, pois seus negócios estão em risco.

No que se refere a desastres causados por questões naturais, que estão sendo influenciados pelas mudanças climáticas, nos últimos dois anos foram gastos U$653 bilhões em desastres naturais. É preciso investir na diminuição do problema e na minimização dos riscos! O custo de remediação é muito mais alto, além das tantas mortes que acabam provocando.

O combate às mudanças climáticas não vai na contra-mão do desenvolvimento, é preciso dar segurança para que as pessoas vivam com qualidade de vida. 
Para além do aquecimento global, a poluição atmosférica é muito preocupante.

Na China, por exemplo, a expectativa de vida já diminuiu 5,5 anos por conta da poluição do ar.


O que nós, cidadãos comuns, podemos fazer para combater as mudanças climáticas? Vai aqui algumas dicas: separar os resíduos corretamente entre orgânico e reciclável, andar mais a pé e de bicicleta, dar preferência a transportes não movidos por combustíveis fósseis, consumir de marcas mais conscientes, diminuir o consumo de carne, comer mais produtos orgânicos. 

Comer mais orgânicos? Grande parte do fertilizante nitrogenado utilizado na agricultura extensiva (principalmente sintéticos) não é aproveitado no solo, e acaba virando óxido nitroso, que é 298 vezes mais prejudicial a atmosfera do que o gás carbônico!

Assista a entrevista na íntegra no canal da Escola de Sustentabilidade: https://www.youtube.com/watch?v=QNbIt-0zCJE 

Para saber mais sobre a Escola de Sustentabilidade acesse: https://escoladesustentabilidade.com.br

Você sabe como as mudanças climáticas já afetam a nossa vida?

Comunidade Empreendedora
Luciana Müller - Escola de Sustentabilidade
Luciana Müller - Escola de Sustentabilidade Seguir

Engenheira ambiental. Mestra em engenharia civil na área de saneamento. Professora de ensino superior. Global Shaper do Hub Curitiba (comunidade de jovens ligada ao The World Economic Forum). Ativista Social na Sociedade Global. Embaixadora Iris.

Ler matéria completa
Indicados para você