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Você sabe o que é Branding?

Você sabe o que é Branding?

Há pouco mais de um ano eu fiz um curso de Branding e Gestão de Marcas na Aldeia Coworking ministrado pela Prof.ª Luisa Barwinski, eleita uma das melhores profissionais de marketing digital do Brasil pela ABComm.

Ao longo dos dias de treinamento pude enumerar vários pontos importantes para depois aplicar no Petniac. Ao término do curso saí com a missão de construir a versão 1.0 do arquivo de branding do nosso projeto. E são justamente esses pontos que gostaria de compartilhar hoje com você, caro leitor.

Mas antes de entrar nos pontos que considerei mais importantes do treinamento, gostaria de compartilhar o conceito de branding do ponto de vista da Prof.ª Luisa Barwinski. Confira abaixo:

Branding é o conjunto de ações ligadas à administração das marcas, de forma a estabelecer um diferencial no mercado. O branding leva a resultados além dos econômicos, criando impactos sociais e culturais dentro de um contexto. Vale lembrar que branding não se resume à propaganda. Quando falamos em branding, falamos de um conjunto de estratégias que visam agregar valor à organização. Uma estratégia de branding pode contribuir para o aumento do valor da marca, além de ajudar no processo de diferenciação e fidelização dos clientes. Branding não é só “expor a marca”, como ficou popularmente conhecido. Trata-se de uma série de observações e construções subjetivas que transformam e solidificam o relacionamento com o consumidor.

Agora que ficou claro para você o que é branding e a importância dele, vamos aos pontos que considerei primordiais e que sugiro que você pare para pensar e aplicar no seu negócio.

  1. A Marca
    1. Como a marca foi pensada?
    2. Como queremos ser vistos?
    3. Qual conceito nossa marca terá?
    4. Esse conceito mudará ao longo do tempo?
    5. Como iremos incorporar o conceito da marca aos nossos produtos e serviços?
    6. Como nossos produtos e serviços serão identificados?
    7. Quais nomes ou símbolos escolheremos?
    8. Com que frequência esses símbolos mudarão?
    9. Globalizaremos o nome, logomarca, produtos e serviços?
  2. Proposta de Valor
    1. Quais são as rotinas dos nossos consumidores?
    2. Quais são as suas dores (problemas)?
    3. Quais serão os seus ganhos (sonhos ou projeções)?
    4. Quais serão as soluções para as dores e catalisadores para os ganhos?
    5. Que produtos e serviços se relacionam com suas rotinas?
  3. Plataforma da Marca
    1. Como iremos definir e posicionar nossa marca no mercado?
    2. Dentro do nosso cenário, quem são nossos consumidores e concorrentes?
    3. Qual será o posicionamento da nossa marca no mercado?
    4. Em que acreditamos? Quais são as nossas promessas? O que vivemos?
    5. Quais os conceitos estão conectados à nossa marca?
    6. Qual o nosso texto-conceito?
  4. Relação expectativa-entrega
    1. O que estamos prometendo entregar aos nossos consumidores?
  5. Posicionamento e personalidade de marca
    1. Como será a Voz e o Tom da nossa marca?
  6. Arquétipos
  7. Pontos de contato com o cliente
  8. Gestão de relacionamento com o cliente
    1. Quais os tipos de comunidade de marca iremos utilizar?
    2. Quais programas de relacionamento e fidelidade teremos?
    3. Como faremos a Gestão de Crises?

A grosso modo os tópicos acima fazem parte de todo o treinamento da Luisa, mas eu utilizei esta mesma estrutura no nosso arquivo de branding. A ideia foi ter um arquivo único contendo tudo relacionado a nossa marca, fazendo assim com que qualquer pessoa que ler o documento entenda como o Petniac foi pensado e posicionado no mercado.

Então é isso, pessoal. Um forte abraço e até o próximo post!!

Filipe Dassie de Oliveira, CEO and Founder.
Petniac | Uma comunidade global em favor do bem-estar animal
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Filipe Dassie de Oliveira
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CEO and Founder no Petniac. Inquieto e com milhares de sonhos ainda por realizar, mas ao mesmo tempo agradecido pelas bençãos recebidas de Deus.

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